Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano.

Data: 2022-04-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

 

Decorreu ontem, nos Paços do Concelho, a sessão de apresentação da edição 2022 do Rali de Mortágua, que se realiza nos próximos dias 29 e 30 de abril.

A prova, organizada pelo Clube Automóvel do Centro, com o apoio do Município de Mortágua, é pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis 2RM, Campeonato Portugal Centro Ralis, Campeonato de Portugal Clássicos Ralis, Campeonato Promo de Ralis, Campeonato Júnior Team e Peugeot Rally Cup Ibérica.

Este Troféu é uma novidade na edição deste ano do Rali de Mortágua. Na sua quinta edição, é uma prova coorganizada pela Peugeot Portugal e Peugeot Espanha, sendo o Peugeot 208 Rally4 a estrela desta competição.

É de destacar ainda o regresso da tradicional Super-Especial noturna, este ano com dupla passagem, e que marca a abertura da prova, tendo como palco as rotundas junto a Vale de Açores/EN234.

As outras classificativas são Mortágua, Laceiras e Aguieira, esta última coincidente com o troço do Rali de Portugal. No total são oito classificativas, seis em piso de terra e duas em piso de asfalto (Super-Especial), e todas com dupla passagem.

O Parque Fechado das viaturas funcionará, como habitualmente, na Praça do Município, enquanto que o Parque de Assistência, bem como o Secretariado da prova, estarão instalados na área da Expomortágua (Gândara).

Nova zona espetáculo denominada “Mortágua Arena”

Na sessão de apresentação, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, referiu que o Rali de Mortágua é um marco anual na atividade do Município e na vida dos Mortaguenses, e sublinhou que “o significativo esforço financeiro e material é feito pelo Município na expetativa de que haja efetivamente um retorno em termos de valorização e divulgação do nosso território”. Referiu as alterações e melhorias que foram este ano introduzidas, algumas delas promovidas pela própria Câmara Municipal, “que têm a ver com o esforço contínuo de melhoria do nosso Rali”.

Entre essas melhorias destacou a nova localização do Parque de Assistência (situada na área da Expomortágua), que oferece vantagens em termos de amplitude, condições de utilização e segurança, e a nova zona espetáculo que foi agora projetada e construída, denominada “Mortágua Arena”, situada na zona dos “Lobatos” e integrada na classificativa da Aguieira. Trata-se de uma zona de espetáculo para os ralis, com diferentes planos de relevo e um anfiteatro natural que permite aos espetadores ver os carros de rali durante cerca de 2km de percurso. Segundo o presidente da Câmara, trata-se de “uma infraestrutura ímpar e m Portugal e de nível mundial”.

O presidente da Autarquia manifestou satisfação por o Rali de Mortágua se manter no Campeonato Nacional, mas lamentou o facto de ter ficado de fora da categoria rainha. Em tom de desabafo, lembrou o investimento avultado feito pelo Município no Nacional de Ralis, nomeadamente na rede de caminhos, nas infraestruturas de apoio ao Rali, “e que é feito na expetativa de termos o devido retorno”. Além disso, afirmou, “não é compreensível que um Campeonato Nacional de Ralis apenas tenha duas provas abaixo do rio Douro” o que no seu entender, deve ser motivo de reflexão por todos os intervenientes no campeonato nacional de ralis. “É fundamental para o sucesso e futuro do Campeonato Nacional de Ralis que se faça esta reflexão, e que se envolvam todos os atores nesse processo, pilotos, equipas, federação, clubes, municipios, bem como o público, que também deve ser ouvido”.

O presidente da Câmara sublinhou “a vontade de Mortágua e dos Mortaguenses de termos um excelente Rali de Mortágua”. Aproveitando a proximidade do Rali de Portugal, manifestou também o desejo de Mortágua vir a receber, já em 2023, duas passagens na classificativa de Mortágua, integrada na prova portuguesa do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC).

No final, agradeceu o trabalho desenvolvido pelo Clube Automóvel do Centro, organizador da prova e parceiro do Município ao longo das várias edições do Rali. Dirigiu ainda agradecimentos especiais aos Bombeiros Voluntários de Mortágua, à GNR, e ao vice-presidente da Câmara, Luís Filipe Rodrigues, pelo seu trabalho e a sua dedicação a esta área dos desportos motorizados, assegurando a coordenação dos meios e ações no terreno que são da responsabilidade do Município.

O presidente da Direção do Clube Automóvel do Centro, Vítor Silva, destacou o espírito de colaboração dos vários intervenientes no Rali de Mortágua, desde CAC, Câmara Municipal, Bombeiros, GNR, que definiu como uma “colaboração exemplar”. Mas também o envolvimento e o entusiasmo da comunidade mortaguense, que gosta de ver o seu Rali.

E manifestou a confiança de que o Rali de Mortágua irá voltar ao escalão principal dos ralis. “Acredito que vamos conseguir estar no lugar que merecemos. Temos essa vontade e esse desejo, e vamos trabalhar em conjunto para que isso aconteça”.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt