Floresta. Programa-piloto, a implementar no concelho de Mortágua, quer apoiar a recuperação de áreas ardidas e repor potencial produtivo.

Data: 2021-11-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

O Programa-piloto de Recuperação de Ardidos (PRA) tem a sua génese no reconhecimento da existência de uma área muito significativa de povoamentos florestais que ficaram abandonados após os incêndios de Outubro de 2017, e por conseguinte, a necessidade de reabilitar e valorizar terrenos que apresentam boa aptidão e produtividade florestal, apoiando os proprietários/produtores florestais nesse processo.

O Programa tem como principais objetivos repor o potencial produtivo de povoamentos de eucalipto em áreas ardidas e com boa aptidão para a espécie; contrariar o abandono de áreas florestais com potencial produtivo; promover a redução do risco de incêndio e aumentar a resiliência aos incêndios florestais; e no final da linha promover o aumento da produtividade e do rendimento dos proprietários e produtores florestais.

Para o projeto-piloto foi definido intervencionar cerca de 800 hectares numa “macrozonagem” na zona sul do concelho (entre a EN228 e o IP3), num montante previsto de até 400 mil euros.

Os interessados que se candidatem ao programa beneficiam deApoio técnico e financeiro (100%) à seleção de varas, ao destroçamento de matos/varas, ao controlo de invasoras e de regeneração natural de eucalipto.

Podem ainda beneficiar da oferta de fertilizante florestal, para aplicação em 2022, caso venham a aderir a este programa de recuperação de áreas ardidas.

A CELPA, que representa a indústria papeleira, será a entidade responsável pela implementação deste Programa no terreno, contratualizando a prestação de serviços (Recursos Humanos + Operações), controlando o processo e garantindo o controlo de qualidade da intervenção, com recurso às melhores técnicas e boas práticas, otimizando os recursos disponíveis.

Os interessados no apoio devem efetuar a candidatura no Ninho de Empresas do Município de Mortágua, através do seguinte contacto: Filipe Fonseca / 912 139 788

O programa assenta na adesão voluntária dos proprietários/produtores florestais, que têm aqui uma oportunidade de obter um financiamento a 100% e de reabilitar os seus terrenos florestais. O Município de Mortágua associou-se aos objetivos do programa, ao nível da sua divulgação e da sensibilização das populações abrangidas na área de intervenção. 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt