Boas Quintas lançou GANDARADA Veni, Vidi, Vici. Uma edição limitada, inspirada na 3ª Invasão Francesa.

Data: 2021-09-15
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

 

A Sociedade Agrícola Boas Quintas promoveu, no passado dia 10, o Lançamento do vinho “GANDARADA Veni, Vidi, Vici”, um vinho tinto Dão que presta homenagem ao General Craufurd e ao quíntuplo avô do enólogo Nuno Cancela de Abreu, José Ferreira Tavares, que criaram uma relação de amizade aquando do alojamento daquele General inglês na Casa da Gândara, corria o ano de 1810.

No Lançamento marcaram presença os presidentes de Câmara da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que participaram na reunião desta entidade em Mortágua.

Com uma edição limitada de 1600 garrafas, o “GANDARADA Veni, Vidi, Vici” foi produzido em 2016 para ser lançado em 2020, por ocasião dos 210 anos do aniversário da Batalha do Bussaco, tendo entretanto surgido a pandemia, o que levou ao adiamento do seu lançamento para 2021. 

Os registos da ligação da família Cancela de Abreu ao vinho remontam ao ano de 1810, aquando da passagem do General Robert Craufurd - da Divisão Ligeira das forças de Wellington - por Mortágua, no decurso da 3ª Invasão Francesa, comummente conhecida como Batalha do Bussaco.

O quíntuplo avô de Nuno Cancela de Abreu, José Ferreira Tavares, capitão-mor e juiz ordinário de Mortágua, cavaleiro da Ordem de Cristo, senhor da casa da Gândara, lutou com as tropas do Duque de Wellington na Batalha do Bussaco.

Foi na sua casa da Gândara, em Mortágua, que o General Robert Craufurd fixou residência. Também conhecido como “Black Bob”, pela sua postura severa e natureza impetuosa, tratou-se um dos mais brilhantes oficiais britânicos de toda a Guerra Peninsular, cuja intervenção foi decisiva ao conter o ataque francês. O seu temperamento explosivo, postura inabalável e vantagem tática, permitiram a vitória do exército luso-britânico.

Dessa permanência na Casa da Gândara nasceu uma forte relação de amizade: “Mesmo depois do fim da guerra, trocaram regularmente correspondência”, lembra Nuno Cancela de Abreu. Como forma de agradecer a hospitalidade da familia Cancela de Abreu, Craufurd deixou algumas pipas de Vinho do Porto (do qual era grande apreciador).

Esta edição especial evoca não só essa improvável amizade que nasceu em tempos de guerra, como também a resiliência das Gentes, que lutaram, sofreram e passaram sacrifícios nesse período histórico.

O “Gandarada Veni, Vidi, Vici” é composto por um blend de Touriga Nacional, Tinta Roriz e Jaen com 18 meses em barricas. Apresenta cor vermelha profunda, aroma floral e complexo marcado pelos frutos pretos, chocolate e baunilha bem integrada. A acidez natural e os taninos aveludados dão volume e intensidade ao conjunto, que promete longevidade em garrafa. Um verdadeiro exemplar da região do Dão.

Este é já o quarto vinho produzido pela Boas Quintas com referência à figura de Craufurd e à temática das Invasões. “Já lançamos anteriormente um Tawny, um Vinho do Porto Branco 10 anos e um Vinho do Porto 10 e 30 anos em homenagem ao General Craufurd”, referiu Nuno Cancela de Abreu, acrescentando: “Temos essa preocupação, sempre que possível, de ligar os nossos vinhos à nossa história local, às nossas raízes”.

 

 

 

 

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt