Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez.

Data: 2021-09-08
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

É o mais recente mural dedicado ao tema das “Invasões Francesas” e está localizado no parque de auto -caravanismo, em Vale de Açores. É da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez e retrata algumas das principais figuras inglesas que comandaram as tropas anglo-lusas contra o exército napoleónico, como o Major-General Robert Craufurd, o Tenente-Coronel Sydney Beckwith, o Major-General Sir Denis Pack, o Tenente-Coronel Robert Barclay, além dos soldados (portugueses e ingleses) e o povo. O mural tem a dimensão de 20 m de comprimento por 2m de altura, aproximadamente, e foi executado com base em livros e ilustrações que retratam aquelas personagens.

A artista quis homenagear os estrategas e comandantes ingleses que ajudaram a travar os intuitos expansionistas de Napoleão em território português, e lhe impuseram uma pesada derrota na batalha do Bussaco, obrigando à retirada do invasor. Mas também prestar um “tributo ao povo, em especial ao povo de Mortágua”, que tiveram de enfrentar grandes sacrifícios, como fome e abandono das suas casas e terras, e nalguns casos perderam a vida a combater o inimigo. De Craufurd se diz que foi o mais brilhante tenente às ordens de Wellington, o comandante-chefe das tropas anglo-lusas e estratega exímio, que impôs a política de “terra queimada” ao inimigo, exaurindo as suas forças físicas e morais. Craufurd tinha a alcunha de “Blak Bob”, pela sua postura severa e de natureza impetuosa.

Durante a guerra, Craufurd esteve hospedado no Solar da Gândara, propriedade da familia Cancela de Abreu, tendo-se criado uma relação de amizade. Sendo Craufurd um apreciador de vinho do Porto, levava sempre consigo algumas pipas. Como agradecimento pela hospedagem, deixou para trás algumas delas a José Ferreira Tavares,capitão-mor e juiz ordinário de Mortágua. Como tributo a essa passagem e à amizade criada entre o General e a familia Cancela de Abreu, o enólogo Nuno Cancela de Abreu criou três vinhos (Porto), dois Tawny e um Branco, a partir de castas originárias na região do Douro, aos quais deu a designação “Craufurd”, sendo tambem uma forma de homenagear esta figura ímpar. A estes junta-se agora o “Gandarada Veni, Vidi, Vici”, um vinho do Dão, com edição limitada, inspirado na 3ª Invasão Francesa, e que evoca a improvável amizade que nasceu em tempos de guerra, como também a resiliência do povo na luta contra o exército francês invasor.

Este e o quarto mural evocativo da passagem das Invasões Napoleónicas no concelho, em 1810, e o primeiro da artista mortaguense. Os outros três murais estão situados em Vale de Açores, Mortágua e Barril, respetivamente.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt