Mais uma grande empresa no Parque Industrial de Mortágua. Endiprev fornece serviços na área da manutenção de parques eólicos.

Data: 2021-06-24
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


A Endiprev inaugurou no passado dia 18 as suas instalações no Parque Industrial de Mortágua. A empresa é uma referência nacional e internacional no fornecimento de serviços especializados, comissionamento, manutenção preventiva, corretiva e grandes corretivos, em parques eólicos onshore (terra) e offshore (mar).

Fundada em 2009, a Endiprev tem como sócios André Pereira, Dário Antunes, Gil Mortágua, Fernando Silva e André Ribeiro, todos com formação em Engenharia Eletrotécnica. A ambição era criar uma empresa de referência na indústria eólica que se distinguisse do que existia no mercado sobretudo na área da qualidade do serviço, através da aposta na formação, segurança e inovação. O esforço comercial junto dos maiores fabricantes de turbinas eólicas foi facilitado fruto da experiência e know-how que demonstravam.

Até à construção das instalações próprias, a empresa esteve instalada no Ninho de Empresas do Município de Mortágua, uma estrutura incubadora de apoio à iniciativa empresarial e a jovens empresários que querem criar ou desenvolver os seus projetos.

A empresa, que começou com cinco pessoas, cresceu exponencialmente em termos estruturais e número de colaboradores. Atualmente a Endiprev Group tem 250 trabalhadores distribuídos pelo país e estrangeiro. A empresa trabalha em estreita parceria com os principais fabricantes mundiais de aerogeradores e está presente em 16 países, sendo que o top 5 são França, EUA, Portugal, Alemanha e Reino Unido.

André Ribeiro, CEO da Endiprev, lembrou os primeiros passos da empresa e enalteceu a coragem dos fundadores que, em plena crise financeira, se propuserem ao desafio de apresentarem ao mercado uma ideia de negócio que passava por um produto científico inovador relacionado com a manutenção preditiva de máquinas elétricas. Destacou o apoio do Município de Mortágua no arranque e desenvolvimento do projeto empresarial, englobando nesse agradecimento os Executivos Camarários liderados por Afonso Abrantes e Júlio Norte. “A iniciativa que a Câmara Municipal de Mortágua teve ao disponibilizar, no ano de 2008, instalações para os empreendedores da região que se pretendessem ali instalar, foi um fator essencial para o sucesso da Endiprev. Sem este apoio que existiu desde o primeiro dia até ao presente, teria certamente sido muito mais difícil a nossa sobrevivência nos primeiros anos”, sublinhou.

Referindo-se ao significado do momento, afirmou: “Esta é uma parte importante da “casa” que estamos a desenhar para o nosso futuro nos próximos anos. O que vos apresentamos aqui hoje é o início do que esperamos ser uma nova fase do desenvolvimento da Endiprev. Apesar de ainda agora termos concluído mais esta etapa, podemos dizer que está ainda TUDO por fazer. Queremos alcançar vários objetivos para continuarmos a trajetória de sucesso que temos vindo a perseguir”.

André Pereira, um dos fundadores e sócio-gerente da empresa, referiu-se aos desafios que a Endiprev enfrentou em março de 2020 com o surgimento da pandemia e que obrigou à tomada de importantes decisões. Nessa altura, a Administração tomou três decisões, a primeira das quais foi garantir a segurança dos colaboradores. Mas também que não seria feito qualquer despedimento na Endiprev, mesmo não sabendo quanto tempo estariam parados e com uma alocação de projetos de 25%. E realçou “a união e solidariedade da equipa” durante as diversas semanas em que não foi retomada a operação. Outro compromisso assumido foi precisamente avançar com a assinatura do contrato de construção do edifício em Mortágua, mantendo o objetivo de o ter pronto em 2021.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, saudou o carácter, a competência, a capacidade de inovação e o arrojo dos 5 jovens, que criaram e implementaram este projeto com uma visão dinâmica e de futuro. Destacou o percurso da Endiprev, desde a sua instalação no Ninho de Empresas do Município, caraterizado por “um crescimento muito rápido mas sempre de forma sustentável”. 

“Sentimos naturalmente um grande orgulho por termos sediada em Mortágua uma empresa que está presente nos vários Continentes e que é uma referência internacional no seu ramo de atividade. Só posso desejar que continuem a ter sucesso e que o futuro seja cada vez mais promissor”, afirmou, deixando ainda uma mensagem: “Que os nossos jovens aproveitem este vosso exemplo de determinação para levarmos Mortágua ainda mais longe”.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt