Transporte Flexível a Pedido melhora rede de serviço público de passageiros na área do concelho.

Data: 2021-06-21
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


A partir do dia 28 de junho vai começar a funcionar, no concelho de Mortágua, o Transporte Flexível a Pedido, assegurado pelo serviço de táxi.

O projeto SIT Flexi é uma solução de mobilidade que garante o aumento da cobertura da rede de transporte público de passageiros em zonas com deficiente ou inexistente resposta a este nível, e a preços muito acessíveis para os utentes. O Município de Mortágua aderiu a este projeto, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, estando entre os primeiros a implementar este serviço no terreno.

Com este tipo de serviço de transporte, procura-se proporcionar melhor qualidade de vida às populações, garantindo-lhes a possibilidade de se deslocaram à sede de concelho, por exemplo, ao Centro de Saúde, Farmácia, Feira quinzenal, Mercado, Banco, Correios, entre outros, e pagando um custo de viagem semelhante ao valor pago no autocarro, sendo a restante parte do custo assegurada pela CIM-RC.

Nesta fase piloto do projeto, que vai estender-se até ao final do corrente ano, vão ser asseguradas quatro rotas, a saber:

 

Rota 1: Castanheira-Barracão-Mortágua (destino)

Rota 2: Caparrosa-Mortágua (destino)

Rota 3: Vale de Paredes-Mortágua (destino)

Rota 4: Azival-Soito-Mortágua (destino)

À semelhança do transporte coletivo regular, o serviço tem circuitos, horários e paragens definidos, sendo que as deslocações apenas podem ser efetuadas dentro da área do concelho e entre os pontos de partida e chegada que estão estabelecidos. No entanto, este serviço pressupõe que seja o cliente a desencadear a viagem, contactando previamente a central de reservas. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado, e só vão às paragens que tiverem reservas. As paragens serão assinaladas através de placas colocadas nos respetivos pontos de encontro dos locais abrangidos.

O serviço funciona dois dias por semana, às segundas e quintas-feiras, mediante marcação prévia feita até às 15h00 do dia anterior ao dia da viagem, através de uma chamada para o nº de telefone 800 200 201 (chamada gratuita). A central de reservas está disponível de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Os bilhetes são adquiridos a bordo e cada bilhete custa por viagem entre 1,45 euros e 2,25 euros, consoante o percurso.

 

 









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