Autarquia distribui apoios financeiros por Instituições de Solidariedade Social do Concelho

Data: 2006-11-29
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua




A Câmara Municipal aprovou no passado dia 22 de Novembro um pacote de apoios financeiros a distribuir por diversas Instituições de Solidariedade Social do Concelho. Pode-se dizer que é já uma tradição, quando se aproxima a quadra natalícia, a Autarquia conceder estes subsídios que têm uma dupla finalidade: apoiar investimentos ou actividades das IPSS`s do concelho.
As instituições contempladas foram o Centro Balmar, a Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, a Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual e o Jardim- Escola João de Deus. Ao Centro Balmar foi atribuída uma verba no montante de 20.658 euros, da qual 15.000 euros destinou-se a apoiar a aquisição de diverso equipamento necessário ao funcionamento do futuro Centro Social, e a restante parte, 5.658 euros, insere-se no apoio à construção do Centro Social. A Câmara Municipal celebrou o ano passado com o Centro Balmar da Marmeleira, um protocolo de apoio financeiro para a construção desta obra social, que está em fase de conclusão e irá dar apoio social à Terceira Idade e Infância. Nos termos desse protocolo, a Autarquia comprometeu-se a comparticipar com 13,6% sobre o valor da adjudicação da obra, que foi de 1.095.082,33€. A transferência dessa comparticipação, no valor global de 148.931,20 euros, tem vindo a ser feita de forma faseada, de acordo com os autos de medição da obra. No corrente ano a verba transferida ascenderá a perto de 70.000 euros.
Para a Santa Casa da Misericórdia de Mortágua foi atribuída uma verba de 10.000 euros, destinada a apoiar os investimentos realizados na beneficiação e ampliação da cozinha do Lar de Idosos. A Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual recebeu uma verba de 5.000 euros para apoio a obras de beneficiação no seu edifício-sede. Por sua vez o Jardim-Escola João de Deus, recebeu uma verba de 2500 euros para apoio ao funcionamento da valência Creche.
No corrente ano os apoios concedidos pelo Município às IPSS`s do Concelho deverá atingir os 142.575 euros. Entre as instituições apoiadas estão ainda os Bombeiros Voluntários, que este ano receberam uma verba de 50.000 euros.











Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt