Área de Serviço para Autocaravanas, junto ao Parque Verde, já está a funcionar.

Data: 2021-05-17
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

Já se encontra em pleno funcionamento a Área de Serviço para Autocaravanas, situada junto ao Parque Verde da Ponte, à entrada de Vale de Açores. O parque foi inaugurado no passado dia 13, sendo um dos atos que integrou as comemorações do Dia do Município, e logo no dia seguinte começaram a estacionar as primeiras autocaravanas. No passado fim de semana chegou a ter lotação total, o que é elucidativo do sucesso desta aposta e do seu impacto na dinamização turística do concelho. O projeto resultou de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal à “Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior – Programa Valorizar”, do Turismo de Portugal. Esta entidade cofinanciou 70% do investimento total, que rondou os 150 mil euros.

Com este investimento, o Município pretende dar uma nova resposta às necessidades dos autocaravanistas que visitam o concelho, promovendo, em simultâneo, o desenvolvimento da economia e do turismo locais.

A área de serviço é destinada ao estacionamento e pernoita de autocaravanas por um período não superior a 72 horas. O espaço está dotado de infraestruturas e equipamentos necessários à permanência de autocaravanistas, possuindo eletricidade, abastecimento de água, drenagem de águas residuais (caixa de descarga) e pluviais. Possui também uma ilha ecológica (separação de resíduos sólidos urbanos), uma unidade de lavagem das viaturas, uma zona de estadia (mobiliário de mesas e bancos), rede WI-FI. A utilização do espaço e respetivos serviços, é gratuita.  

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, esta infraestrutura de apoio ao autocaravanismo coloca Mortágua no mapa do turismo itinerante e reforça a aposta do município no desenvolvimento turístico do concelho, promovendo novas dinâmicas e uma maior diversificação na oferta turística. “A partir de agora os autocaravanistas têm mais e melhores condições para fazerem uma estadia no nosso concelho e desfrutarem das nossas rotas e trilhos, da nossa gastronomia e património”.

Além disso, adianta, “está localizada num ponto estratégico e central para onde convergem os principais trilhos pedestres”, e a poucos metros do Centro de BTT, podendo constituir o ponto de partida para os visitantes que se deslocam de autocaravanas e querem conhecer mais do concelho, nomeadamente as suas belezas naturais.

A obra permitiu ainda, paralelamente, executar uma intervenção urbanística mais abrangente naquela zona, em termos de organização do espaço, acessos, ordenamento do estacionamento, promovendo a sua integração harmoniosa na paisagem envolvente. Além das autocaravanas, o espaço está dotado de uma zona destinada ao estacionamento, pavimentada e com lugares marcados, para viaturas ligeiras, constituindo um apoio às pessoas que se deslocam de mais longe até ao Parque Verde.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt