Associação de Municipios do Planalto Beirão incentiva a reciclagem e distribui miniecopontos domésticos pela população

Data: 2021-05-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

 

A Associação de Municipios do Planalto Beirão está a implementar um projeto que visa sensibilizar e incentivar as populações dos 19 municipios da sua área de intervenção a adotarem, cada vez mais, a boa prática da reciclagem dos resíduos urbanos.

O projeto denominado ”Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão” foi apresentado em Mortágua no passado dia 4, com a entrega simbólica de um kit na Câmara Municipal, assinalando o seu início no concelho de Mortágua.

Na apresentação estiveram presentes o presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municipios do Planalto Beirão, Mário Loureiro, o Secretário Executivo da AMPB, José Portela, o presidente da Câmara Municipal de Mortágua (que é também Vogal da Direção da AMPB), José Júlio Norte, e a Vereadora Lília Oliveira.

Entre as diversas ações, estão já a ser distribuídos, porta a porta, pelos 19 municípios do Planalto Beirão, 100.000 miniecopontos (sacos ecológicos) para a separação doméstica dos resíduos recicláveis de papel/cartão, plástico/metal e vidro. A entrega é gratuita.

Além destes miniecopontos, uma viatura de sensibilização itinerante, munida de diversas plataformas multimédia e conteúdos interativos sobre a Economia Circular, irá percorrer as ruas dos 19 municípios do Planalto Beirão, ao longo de 18 meses, promovendo a adoção de boas práticas de separação seletiva, através da dinamização de um conjunto iniciativas lúdico-pedagógicas.

A reciclagem na região do Planalto Beirão, em 2020, cresceu 22%!. Cada habitante do Planalto Beirão separou um total de 39 kg de resíduos recicláveis de papel/cartão, plástico/metal e vidro. Este valor representa um aumento de 7 kg por habitante, por comparação com o ano anterior. A fração de plástico/metal foi a que registou um crescimento mais vincado, com uma subida de 30,5% face a 2019, o vidro aumentou 16,5% e o papel/cartão cresceu 21%. O Planalto Beirão apresenta um desempenho extremamente positivo, relativamente aos valores nacionais, em que a taxa de crescimento se ficou pelos 13%. O investimento realizado pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) na requalificação da rede de ecopontos permitiu aumentar a capacidade de recolha de resíduos recicláveis e torná-la acessível a um maior número de pessoas. A adesão da população à reciclagem tem sido notória, num ano fortemente marcado pela pandemia associada à COVID-19, em que a separação dos resíduos continuou a ser uma das preocupações dos cidadãos da região do Planalto Beirão.

Projeto tem também uma vertente solidária

A campanha de sensibilização incentiva à separação dos resíduos recicláveis, mas também promove a solidariedade social. Cada tonelada de resíduos separada será convertida em apoios sociais que serão atribuídos a instituições de solidariedade da região do Planalto Beirão. Assim, através deste gesto simples de reciclar, cada pessoa/família estará a contribuir para um Planalto Beirão mais sustentável e solidário.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt