Município assinalou Dia Mundial Árvore e da Floresta com colocação de placas de identificação nas árvores situadas nos espaços públicos

Data: 2021-03-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


O Município de Mortágua, através do seu Gabinete Técnico-Florestal, assinalou o Dia Mundial da Árvore e da Floresta (21 de março), com a colocação de placas de identificação nas árvores situadas nos espaços públicos.

As florestas são essenciais para combater as alterações climáticas e contribuir para a prosperidade e o bem-estar das gerações atuais e futuras, desempenhando um papel crucial na redução da pobreza e na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No nosso dia-a-dia, nem sempre nos apercebemos como está presente a ligação com as florestas, nos nossos produtos e atos diários.

O Gabinete Técnico-Florestal da Câmara Municipal de Mortágua, não quis deixar passar uma data tão expressiva, e para a assinalar iniciou a colocação de placas de identificação das espécies da flora existentes nos espaços do município. A iniciativa teve início no Jardim Municipal e irá estender-se gradualmente aos parques urbanos (Parque Verde e Parque das Nogueiras) e percursos pedestres existentes e demarcados.

Em cada placa consta o nome comum, o nome científico e o nome de família da árvore, possuindo ainda um QR Code (tipo um código de barras) que permite aceder através do telemóvel a mais informação detalhada de cada árvore, nomeadamente origem, características, distribuição geográfica, propriedades e curiosidades. Basta apontar o telemóvel para o símbolo, que poderá dar logo a informação direta ou fazer a ligação a um link, e obter assim a informação complementar.

Desta forma, as visitas pelos espaços naturais passam a ser mais interativas e enriquecedoras, sendo também um meio de promover o conhecimento sobre as espécies e sensibilizar a população para a importância das árvores, da sua conservação e proteção, do ponto de vista ambiental, ecológico e paisagístico, e para a nossa qualidade de vida.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt