Município alargou rede de pontos com cobertura wi-fi

Data: 2021-03-17
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Rede pública de internet sem fios já assegura a cobertura de 16 pontos de acesso (hotspots).

O projeto de instalação da rede wi-fi que disponibiliza o acesso gratuito à Internet sem fios, em espaços e equipamentos municipais, desenvolveu-se em duas fases. Numa primeira fase, que arrancou em dezembro, foram abrangidos a Praça do Município, Largo 5 de Outubro, Parque das Nogueiras, Parque Verde, Ninho de Empresas, Piscinas Municipais, Biblioteca Municipal, Centro de Animação Cultural e zona do Adro da Igreja. O nome de conexão à rede é “MortaguaFreeWiFi”.

Esta fase teve por base uma candidatura efetuada pelo Município de Mortágua ao Programa Valorizar – Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-Fi, do Turismo de Portugal, entidade que comparticipou financeiramente a sua execução.

Nesta segunda fase, que iniciou em março, a rede wi-fi passou também a abranger os seguintes locais: Largo da Feira de Vale de Açores, Centro de Saúde, Campo de Jogos da Gandarada, Campo Juiz de Fora, Mercado Municipal, Pavilhão Municipal (interior e exterior) e Escola Básica 2.3.

A implementação desta segunda fase contou com o apoio do programa WIFI4EU, da União Europeia. O nome de conexão à rede é “WiFi4EU”. Quando se ligam, os utilizadores são redirecionados para um portal com os logótipos do Município de Mortágua e do WiFi4EU. Aí, devem ler e confirmar que concordam com o regulamento europeu, não sendo pedidos nenhuns dados pessoais.

A iniciativa WiFi4EU - Wi-fi gratuito para todos na Europa é um programa da Comissão Europeia que tem como objetivo a promoção da conectividade sem fios (Wi-Fi) gratuita nos espaços públicos em comunidades locais, em todo o território europeu.

A rede wireless (sem fios) cobre locais de maior afluxo de pessoas e visitantes, espaços públicos (Praças e Parques) e equipamentos municipais, permitindo um acesso rápido, gratuito e facilitado à Internet.

Esta iniciativa constitui mais um passo na afirmação de Mortágua como um município cada vez mais moderno e com uma atenção pró-ativa, quer acompanhando o desenvolvimento da sociedade quer respondendo às necessidades e atuais exigências dos seus munícipes e visitantes/turistas. A disponibilização dos serviços digitais é hoje considerado um indicador de qualidade de vida e desenvolvimento.

O Município passa assim a disponibilizar, em espaços públicos, duas redes de WiFi - acesso à Internet sem fios, gratuito.

 

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt