Instalados painéis informativos sobre as Rotas Napoleónicas no concelho

Data: 2021-02-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Os Municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova, na Região de Coimbra, foram os primeiros a instalar os painéis informativos que vão acompanhar as sete rotas napoleónicas promovidas pelo projeto NAPOCTEP (rotas napoleónicas entre Portugal e Espanha).

Cumpre-se assim um dos principais objetivos do projeto: criar uma marca diferenciada e comum que identifica o conjunto de rotas desenhadas pelo projeto NAPOCTEP e que fazem parte do itinerário cultural europeu designado “Destination Napoléon”, um dos 33 itinerários culturais do Conselho da Europa geridos pela Federação Europeia das Cidades Napoleónicas.

Os Municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova, na Região de Coimbra, foram os primeiros a instalar os painéis informativos que vão acompanhar as sete rotas napoleónicas promovidas O projeto NAPOCTEP, financiado pelo programa europeu Interreg POCTEP (Espanha-Portugal), tem como objetivo transformar o importante património histórico dessa época numa oportunidade de crescimento económico, “cruzando a valorização cultural com a dimensão turistica do património”. Este projeto é um consórcio que tem como parceiros nacionais, a CIM Região de Coimbra (que coordena o projeto), CIM Beiras e Serra da Estrela, Turismo Centro de Portugal, Rota Histórica das Linhas de Torres, e como parceiros espanhóis, Junta de Castela e Leão, Fundação do Património Histórico Santa Maria la Real, Fundação Finnova e Segittur.

Os painéis foram instalados em locais-chave: no caso da Mealhada foram instalados junto ao Obelisco, à Capela de Santa Ana e ao Museu Militar do Buçaco; em Mortágua, os painéis estão junto aos moinhos de Moura e Sula (quartéis-generais de Massena e Crawford) e junto ao Centro de Interpretação da Batalha do Buçaco; e, finalmente, em Penacova foram colocados junto ao Rio Mondego, a Santo António de Cântaro e ao Mosteiro de Lorvão.

No âmbito de outras candidaturas, a Região de Coimbra adotou esta mesma sinalética para outros pontos do território ligados à temática.

O turismo militar relacionado com as Invasões Francesas é um dos eixos da estratégia turística da Região Centro, que possui um excelente património da época, desde as Linhas de Torres Vedras à cidade murada de Almeida, passando pelo Bussaco, Vimeiro, Roliça, Coimbra, Viseu, etc.

O design gráfico dos painéis foi criado pelo consórcio do NAPOCTEP para identificar os pontos de interesse nas rotas e incluiu a imagem do itinerário cultural europeu designado “Destination Napoléon”.

A adesão a esta rota europeia é outra mais-valia deste projeto, ao ligar as rotas do NAPOCTEP a outros itinerários culturais europeus, da Rússia a Portugal, dando-lhe uma dimensão internacional.

Em breve, os painéis começarão também a ser instalados em cidades da província de Castela e Leão, numa ação coordenada pela Fundação Siglo para o Turismo e as Artes de Castela e Leão, parceira do projeto. Além destes painéis, está prevista a colocação de pequenos marcos para assinalar os diferentes percursos, permitindo que os visitantes os identifiquem.

 

 

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt