Eficiência Financeira. Município de Mortágua no pódio do Ranking Global Distrital

Data: 2020-12-29
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

Anuário Financeiro dos Municipios Portugueses, relativo a 2019, indica que Mortágua foi o segundo município melhor classificado em termos de eficiência financeira, entre os 24 municipios do distrito.

 

O Anuário Financeiro dos Municipios Portugueses analisa em cada ano a situação económico-financeira dos 308 municipios portugueses, e ordena um ranking distrital e nacional com base num conjunto de 10 indicadores. Este Anuário Financeiro, atualmente publicado pela Ordem dos Contabilistas Certificados, e editado desde 2005, é considerado uma referência na monitorização da eficiência do uso dos recursos públicos na administração local. 

De acordo com aquele Anuário, Mortágua estava entre os 100 municipios com melhor eficiência financeira (num universo de 308 municipios) e foi o 2º município do distrito de Viseu que obteve melhor pontuação na análise global, mantendo a posição que já ocupava em 2018.

Considerando o universo dos municípios de Pequena Dimensão (há 187 municipios com população inferior a 20 mil habitantes), Mortágua aparece no 16º lugar na lista dos 100 melhores classificados globalmente, tendo melhorado em três lugares em relação a 2018.

Município “Bom pagador”

Também no que diz respeito ao Prazo Médio de Pagamentos aos fornecedores, Mortágua está entre os 50 municipios que pagam em menos tempo (44º lugar), considerando a totalidade dos 308 municipios. Apresentou um prazo médio de 6 dias, tendo também melhorado neste indicador em relação a 2018.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, estes dados revelam que o Município se preocupa em ter "Contas sãs e equilibradas, pautadas pelo "rigor e eficiência na gestão dos recursos Financeiros e Humanos". E salienta que o caminho ao longo dos anos tem sido de compatibilizar desenvolvimento económico e social com equilíbrio financeiro, fazendo uma gestão criteriosa dos investimentos e aproveitando as candidaturas dos fundos comunitários.

Júlio Norte afirma que o mérito resulta do esforço congregado de “todo o Executivo”, Assembleia Municipal, mas também de toda uma equipa competente e dedicada, cujos funcionários são os grandes obreiros e com quem partilha estes resultados.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt