“Mortágua Vila Natal” a pensar na dinamização do Comércio Local. Programa delineado teve em conta as regras impostas pela DGS

Data: 2020-12-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Decorreu no passado dia 27 a apresentação à Comunicação Social do programa “Mortágua Vila Natal”, promovido pelo Município. Esta segunda edição será bem diferente do ano transato, por força das circunstâncias da pandemia, sendo o programa mais descentralizado, sem concentrações de pessoas e com regras de segurança em termos de acesso, permanência e circulação.

O programa de animação das ruas decorre entre 4 e 31 de dezembro, sendo que algumas ações, como o Concurso de Montras e a Tômbola de Natal, prolongam-se até aos Reis. No dia 4 é ligada a iluminação natalícia das artérias da Vila, um momento sempre carregado de simbolismo e expetativa.

O programa “Mortágua Vila Natal” pretende apoiar o Comércio Local e ao mesmo tempo celebrar o Natal tradicional, com a casa do Pai Natal, a árvore de Natal gigante, as tradicionais Iluminações e decorações natalícias das ruas, que este ano ganham mais preponderância face à impossibilidade de realizar outro tipo de atividades/eventos com público.

A edição deste ano tem como tema central o conto clássico “O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos” (Reino do Gelo, Reino dos Doces, Reino das Flores e Reino dos Ratos). As ruas da Vila terão decoração alusiva ao tema, com vários cenários fotográficos e animados, em que não faltarão as personagens deste conto clássico de Natal, bem como a figura do Pai Natal, os duendes, entre outros. A animação de rua decorre nos fins-de-semana de 4, 5, 6; 11, 12, 13; 18, 19, 20;  e nos dias 24, 26, 27, 28, 29, 30 e 31 de dezembro. 

Face aos condicionamentos da situação pandémica, o Município teve necessidade de adaptar e reinventar o programa, de forma a cumprir as regras de segurança recomendadas pela DGS. Algumas atividades de diversão para as crianças ou o tradicional Mercadinho de Natal não vão infelizmente poder realizar-se este ano. Outras atividades tiveram de ser repensadas, de que são exemplo os Showcookings online e as Montras Digitais.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que o programa foi elaborado sobretudo a pensar no Comércio Local, que atravessa uma fase complicada por causa da pandemia. “Queremos aproveitar esta época para promover o nosso comércio local que tem sido tão prejudicado pelos efeitos colaterais causados por esta pandemia”. Júlio Norte salienta que as atividades terão em consideração as regras de segurança impostas pela DGS. “O modelo este ano vai ser diferente, não vamos concentrar o Natal na Praça do Município, não haverá aglomerações de pessoas. O nosso desejo é que o público desfruta das exposições e decorações, e com esse pretexto, seja também levado a apreciar as montras das lojas comerciais e a comprar no nosso comércio local”.

Para Júlio Norte deixa uma mensagem de esperança aos Mortaguenses: “Acreditamos que vai haver vida para além da pandemia e estamos aqui a tentar dar às nossas gentes aquilo que merecem, um Natal com dignidade e com segurança. Queremos que este período que atravessamos não se apodere do nosso estado de espírito, deixando a magia do Natal renovar a esperança”, afirma.

Entre as atividades programadas contam-se Exposições de Presépios e de outros trabalhos e objetos alusivos ao Natal, Showcookings online a partir de restaurantes e pastelarias de Mortágua, Montras de promoção do comércio local nas plataformas digitais (Facebook e Instagram), além do Concurso de Montras de Natal e da Tômbola de Natal. 

No dia 12 o programa da RTP “Aqui Portugal”, a partir dos estúdios do Porto, irá passar várias reportagens em direto do “Mortágua Vila Natal”.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt