Ministra da Agricultura desloca-se hoje ao concelho de Mortágua para visitar e inaugurar obras ligadas ao Património Rural e Turismo

Data: 2020-11-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, desloca-se hoje, dia 13, ao concelho de Mortágua, onde vai visitar e inaugurar várias obras de iniciativa municipal, associativa e privada (Turismo Rural). Pelas 10h30 vai presidir à cerimónia de inauguração do Lagar de Varas de Vale de Mouro, na freguesia de Espinho.

O Lagar de Varas foi objeto de uma intervenção de recuperação e refuncionalização, da responsabilidade da Câmara Municipal, que apresentou uma candidatura ao Gabinete de Ação Local da ADICES, no âmbito do PDR 2020 - Operação 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias, para financiamento da intervenção.

Trata-se de um lagar de azeite centenário, cujo funcionamento se baseava nas designadas varas ou prensas, que efetuavam a prensagem da azeitona, daí a designação de “Lagar de Varas”.

Sendo um exemplar único no concelho, a Câmara Municipal empreendeu a sua recuperação, com o objetivo de preservar este património, do ponto de vista arquitetónico, histórico e cultural, e tornando-o num fator de atratividade turística, social e económica, a juntar ao Parque Temático já existente.

A intervenção de reabilitação do lagar foi complementada com o arranjo urbanístico da sua envolvência, criando uma zona de lazer junto à ribeira. Procedeu-se ainda à recuperação dos lavadouros e à criação de uma interligação entre os vários espaços requalificados.

Nesta localidade será ainda inaugurada a Casa da Eira, também recuperada, e que integra o Parque Temático da Associação local. O Parque Temático de Vale de Mouro é constituído por duas casas que, outrora, serviam de abrigo ao cereal, junto de uma eira. A Associação Cultural e Recreativa de Vale de Mouro procedeu à requalificação dessas casas, com apoio do Município de Mortágua, criando duas unidades de Alojamento Local.

De seguida, a Ministra da Agricultura desloca-se até à aldeia de Mortazel, na freguesia do Sobral, onde visita e inaugura, pelas 11h30, o complexo turístico Casas do Rio – Mortazel River Houses.

 

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt