Fim de Semana da Lampantana adiado

Data: 2020-10-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


A décima primeira edição do Fim de Semana da Lampantana que estava previsto realizar-se nos dias 30, 31 de outubro e 1 de novembro, já não vai ter lugar, tendo a Câmara Municipal (entidade promotora) com a concordância dos restaurantes aderentes, proposto o seu adiamento para data oportuna, em 2021.

A tomada desta decisão fica a dever-se à evolução da situação epidemiológica a nível nacional nas últimas semanas, com o aumento do número de casos covid e de surtos, e a necessidade de prevenir riscos de contágio, tendo em consideração as características do evento e o afluxo e a diversidade geográfica dos visitantes que normalmente se deslocam ao evento gastronómico.

A esta razão de natureza preventiva juntam-se mais duas, relacionadas com as recentes medidas tomadas pelo Governo e que condicionam de forma significativa a adesão ao evento e o sucesso da sua realização, nomeadamente em termos económicos.

Uma dessas medidas diz respeito à limitação de ajuntamentos até ao máximo de 5 pessoas, o que inviabiliza a reunião alargada de familiares e amigos à mesma mesa, sabendo-se que o convívio familiar e social está muito associado ao Fim de Semana da Lampantana.

Finalmente, a recente Resolução do Conselho de Ministros que determina a proibição de circulação de pessoas entre concelhos no período de 30 de outubro a 3 de novembro, traduzir-se-á na impossibilidade dos visitantes se deslocarem até Mortágua nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, coincidindo com o fim de semana. E os visitantes extra concelho representam em média cerca de 40% dos participantes no evento.

Neste contexto, face à complexidade da atual situação epidemiológica e após avaliação de risco pela Proteção Civil, o Município propôs adiar o evento para data mais oportuna, por forma a garantir a defesa da saúde pública.

A realização do evento no mês de fevereiro, mais concretamente no fim de semana do Carnaval 2021, foi uma das datas sugeridas, mas dependerá sempre da evolução epidemiológica até ao final do ano e início de 2021, e do controlo da situação a nível nacional que existir nessa altura.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que o Fim de Semana da Lampantana é um evento importante para o setor da Restauração e para a animação económica do concelho, mas que todos compreendem, incluindo os restaurantes, que a saúde e o bem-estar da população tem de estar sempre em primeiro lugar. “Vamos ter esperança que a situação evolua favoravelmente nos próximos meses e que brevemente tenhamos oportunidade de poder juntar-nos novamente à mesa, em convívio, para saborear a Lampantana, e acolher todos aqueles que anualmente nos dão o prazer da sua visita e ficam rendidos a este magnífico prato de cariz tradicional”.

Mesmo não se realizando o evento gastronómico, os restaurantes têm sempre a possibilidade, nestes dias, de inserir o prato no seu menu e deixar também a opção do take away.

 

 

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt