Autarcas e Entidades reuniram em Mortágua com a presença do coordenador regional do combate à Covid-19

Data: 2020-10-27
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Os Autarcas da Região de Coimbra estiveram reunidos ontem, dia 26, em Mortágua, para analisar a atual situação da covid-19 na região. Na reunião, além dos autarcas, marcaram presença o Coordenador Regional do Combate à Covid-19 na zona Centro, João Paulo Rebelo (que é também Secretário de Estado da Juventude e do Desporto), a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques (ARSC), o Delegado Regional de Saúde, João Pimentel, a Delegada Regional do Centro da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Cristina Oliveira, a Diretora do Centro Distrital de Coimbra da Segurança Social, Manuela Veloso, o 2º Comandante Nuno Seixas, do CODIS do distrito de Coimbra da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Coube ao presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Júlio Norte, na qualidade de anfitrião, dar as boas vindas ao representante do Governo, Autarcas e Entidades ali presentes. “Gostava de vos receber aqui noutras circunstâncias, como um evento festivo, mas infelizmente temos este vírus que a todos nos aflige e contra o qual temos de lutar para vencer”, afirmou na abertura da reunião, aludindo à mudança radical do modo de vida social a que todos estamos obrigados por força da pandemia.

A reunião serviu para fazer um balanço e análise da situação atual na região em termos de casos ativos, internamentos, recuperações e morbilidade, e delinear ações concertadas para um possível cenário mais gravoso da pandemia.

No final das intervenções dos representantes de cada área (Saúde, Educação, Segurança Social e Proteção Civil) os Autarcas deram conta da situação covid nos seus municípios e das suas preocupações face ao crescimento de ocorrências covid a nível local, regional e nacional, bem como à aproximação da época gripal.

A Região Centro continua a apresentar um número de casos de infeção e de internamentos inferior às duas grandes regiões do país (Norte, Sul e Vale do Tejo), no entanto, como foi referido, isso não deve ser razão para tranquilizar e baixar a guarda, considerando a evolução epidemiológica mais recente no país e as previsões que apontam para um possível agravamento da situação. Os próximos dias vão ser decisivos para ver qual será a tendência da curva, crescente ou decrescente.

O Coordenador Regional do Combate à Covid-19, João Paulo Rebelo, em jeito de conclusão final, referiu que a situação na Região Centro não é das mais preocupantes no todo nacional, mas sublinhou que é preciso estar permanentemente em alerta. “Vamos ter trabalho para os próximos meses, isso é garantido”, afirmou.

Esta reunião ficou também marcada por manifestações de apreço e reconhecimento às qualidades humanas e ao trabalho desenvolvido por Jorge Brito, Secretário Executivo da CIM-RC, que vai agora exercer funções na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt