Quando a Indústria vai à Escola...

Data: 2006-11-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


No âmbito das acções do Projecto “Da Escola, Agarra a Vida”, promovido pela Câmara Municipal de Mortágua, realizou-se uma Acção de Formação sob o lema “ Vê como é a nova indústria”. Esta acção integrou-se numa das vertentes do projecto, que é a Orientação Escolar e Profissional dos alunos, através da qual se pretende proporcionar aos jovens um melhor conhecimento e consciencialização dos diferentes cursos, profissões e do mercado de trabalho em geral, fomentando uma aproximação ou intercâmbio entre o mundo escolar e o mundo profissional. Desta forma, pretende-se orientar e auxiliar os jovens no processo de descoberta, escolha vocacional e tomada de decisão quanto ao seu futuro profissional, para que o mesmo seja bem sucedido e se possa traduzir numa formação sólida, qualificada e valorizante, quer do ponto de vista pessoal quer profissional.

A Acção de Formação foi dinamizada pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro e está integrada no Projecto Pedagógico “Pense Indústria”. Foram realizadas quatro sessões, duas na Escola Secundária e duas na EB.2.3. A primeira, no dia 16, destinou-se aos alunos do 8º e a segunda, no dia 26, aos do 9ºano de escolaridade. O principal objectivo desta acção é a sensibilização dos jovens em idade escolar para a indústria, dando-lhes a conhecer as novas perspectivas profissionais e de formação.

Durante hora e meia, os alunos puderam assistir a demonstrações de robótica, moldagem de plástico, protótipos de carros a funcionarem a hidrogénio. Depois de verem, foi a vez deles próprios utilizarem os equipamentos disponíveis e fabricarem algumas peças em acrílico.

“Há muitos alunos que chegam ao 9ºano e não querem continuar a estudar, e aí tem a alternativa de um curso tecnológico que lhes permite ao mesmo tempo obter o 12ºano e um certificado profissional. O que se pretende é sensibilizar os jovens para a indústria, mostrar-lhes como pode ser interessante e que é um caminho de futuro que eles podem seguir”, explicou o EngºJosé Santos, Técnico do CTCV de Coimbra.

A partir do próximo ano os alunos vão participar noutro projecto, designado “LABFOR” em que vão poder acompanhar o processo produtivo de uma fábrica, desde a origem até à saída final do produto. Estão também previstas visitas de estudo a indústrias, durante um dia inteiro.

No final desta Acção cada aluno recebeu um certificado de formação pré-profissional.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt