Entre 11 e 15 de agosto, Festival de Estátuas Vivas vai ser atração nas ruas da Vila.

Data: 2020-08-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


A Vila de Mortágua vai ser palco de um espetáculo inédito na semana de 11 a 15 de agosto, com um Festival de Estátuas Vivas.

Ao todo são mais de uma dezena de recriações figurativas que vão estar distribuídas pelas ruas comerciais da Vila e que vão ter rotatividade ao longo dos cinco dias.

É a primeira vez que Mortágua acolhe um evento desta natureza, sempre fascinante e a que ninguém fica indiferente, pelos realismo e performances das personagens ou cenas representadas.

Entre os participantes estará António Santos, o primeiro Homem-Estátua do Mundo e recordista mundial de imobilidade, que já arrecadou troféus em vários países, sendo uma referência neste meio.

Hoje continua a representar personagens e coordena ainda um coletivo com outros artistas. 

Nos mesmos dias estará patente na Praça do Município, uma intervenção artística de rua, da autoria de Marta Fernandes da Silva. Natural de Mortágua, Marta Fernandes é Artista Plástica e Cenógrafa com experiência nas áreas de cenografia, figurinos, adereços e marionetas, tendo já trabalhado para conhecidas Companhias e Grupos de Teatro, nomeadamente Entretanto teatro, Lua Cheia teatro, A Barraca, Teatro e Marionetas de Mandrágora, entre outros.

Denominada “Mensagens no Bico”, esta intervenção artística irá surpreender o público e transformar a Praça do Município num cenário de cor e fantasia.

No dia 15, pelas 21h30, a Praça do Município irá acolher o espetáculo Fil`mus, da CompanhiaTrigo Limpo Teatro ACERT. Fil''mus é um espetáculo diferente e completo que promete encantar públicos de todas as idades.

A fusão de uma sessão de cinema com o universo televisivo permite reavivar memórias, reviver momentos que estavam no baú do esquecimento. Associada à imagem, a música, interpretada ao vivo, terá um papel essencial na viagem ao encontro dessas recordações, numa sessão de cinemamusicofonia.

Cinco músicos usam a sua arte ao serviço da sétima arte e pintam de sons as cores (ou o preto e branco) do grande ecrã.

Ao longo da semana haverá ainda animação musical pelas ruas.

Estas realizações fazem parte do Manifest`Art, um evento de divulgação e promoção das Artes, que habitualmente integra o programa geral da Festa da Juventude e Feira das Associações. Este ano, por causa da pandemia covid-19 não haverá a “Festa das Tasquinhas”, como também é conhecida, nos moldes habituais, mantendo-se no entanto o Manifest`Art, que vai para a sua quinta edição.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt