“Manhãs Culinárias” na Biblioteca Municipal. Mais pequenos descobriram os sabores da comida vegetariana.

Data: 2020-07-30
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Realizou-se ontem (dia 29) o segundo Workshop inserido nas “Manhãs Culinárias” promovidas pela Biblioteca Municipal e dirigidas aos mais pequenos. Este Workshop foi dedicado ao tema da cozinha vegetariana, tendo sido orientado por Gabriela Sotto Mayor.

Gabriela Sotto Mayor é ilustradora de literatura infantojuvenil, contando colaborações com muitos autores conhecidos, e mais recentemente descobriu o mundo da alimentação vegetariana, 100% natural, tendo-se rendido aos seus benefícios múltiplos.

Segue e incentiva outros a escolher uma alimentação saudável e natural, que privilegia os legumes, as frutas, os frutos secos, entre outros produtos de origem vegetal. Além dos benefícios para a saúde, para essa opção contribuíram também razões éticas e de sustentabilidade do Planeta. “Comecei a perceber o que acontece na indústria da alimentação de origem animal, os produtos que usamos diariamente que utilizam subprodutos animais, os testes de produtos que são feitos usando os animais como cobaias, isso fez mudar as minhas perspetivas. Fiquei mais ligada ao planeta, às questões dos recursos naturais e da proteção do ambiente”.

Segundo Gabriela Sotto Mayor, as crianças aderem à comida vegetariana, mas sublinha que muitas vezes o segredo está no modo de confeção, na apresentação e combinação dos produtos. “É importante que os Pais, os adultos, passem esse exemplo, habituem o paladar das crianças a este tipo de alimentação, mais saudável, de forma a tornar-se um hábito alimentar nas refeições em família”, diz.

Até porque, adianta, não é difícil encontrar e confecionar os produtos: “Estas receitas fazem-se com alimentos que normalmente temos no frigorífico em casa. E hoje também há muita variedade de produtos vegetarianos nas lojas, é mesmo só uma questão de escolher entre uma dieta saudável ou uma dieta mais calórica”.

Gabriela Sotto Maior tem um blogue de cozinha vegetariana, onde dá sugestões e partilha as suas receitas, acompanhadas de fotos e vídeos.

O dia começou com uma visita das crianças ao Mercado Municipal, onde foram adquiridos os produtos a ser utilizados na confeção das receitas.

No decorrer do workshop, as crianças foram vendo e ouvindo o modo de preparação, e sobretudo foram desafiadas a ajudar na preparação dos ingredientes, assumindo o papel de ajudantes de cozinha.

No final, provaram e aprovaram o menu vegetariano que incluiu sopa, entrada, prato principal e sobremesa.

Curiosamente, a sopa foi o prato mais apreciado e repetido, contrariando a ideia comum de que as crianças não gostam de sopa. “Estava muito saborosa, adorei”, disse a Maria Tomás, 10 anos, uma das participantes.

Os dois workshops realizados (massas coloridas e cozinha vegetariana) constituíram um sucesso, tendo esgotado as inscrições (limitadas). A atividade foi dinamizada com observância das regras de segurança vigentes na Biblioteca, desde logo o uso obrigatório de máscara por todos os intervenientes.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt