“Sextas no Parque” começam hoje. Município retoma atividade cultural mas com regras de segurança

Data: 2020-07-17
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


De forma gradual e ponderada, o Município de Mortágua tem vindo a retomar a sua atividade e agenda cultural após quatro meses de interregno por causa da pandemia da covid. A retoma da vida cultural obedece, no entanto, às normas do Plano de Contingência definidas pelo Município e às recomendações da Direção- Geral de Saúde, relativas aos eventos em espaços públicos.

O programa de animação de rua “Sextas no Parque” decorre nos meses de julho e agosto, todas as sextas-feiras à noite, tendo como palco o Parque Verde, um espaço relvado amplo que permite conciliar a presença de público com o necessário distanciamento físico entre as pessoas. O acesso aos concertos é gratuito, podendo as pessoas reservar lugar através do email: reservas@cm-mortagua.pt

As “Sextas no Parque” são animadas por Bandas do concelho de Mortágua. O programa arranca hoje (dia 17) com a atuação da Banda DHARMA, seguindo-se no dia 24 o Grupo Cordas Partidas e no dia 31 o Grupo “Vadios da Noite”. No mês de agosto a animação das Sextas no Parque estará a cargo dos M.U.S.T (dia 7), DAY TAY (dia 14) e Hopus Band (dia 21). Os concertos são transmitidos em direto na página de facebook do Município, para quem optar ficar em casa.

“Alice – O Musical” no jardim da Biblioteca Municipal

 

No próximo dia 22, pelas 16h45, a Biblioteca Municipal “Branquinho da Fonseca” recebe “Alice – O Musical”, uma produção da Companhia ADN de Palco, inspirada nas obras “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas”.

O espetáculo terá lotação limitada a 50 lugares sentados para garantir distância social (dois metros no mínimo) e decorrerá ao ar livre, no jardim da Biblioteca. A entrada é gratuita com reserva de ingressos na Biblioteca Municipal.

 

Festival de Estátuas Vivas em agosto

Este ano não haverá a “Festa das Tasquinhas” nos moldes habituais, que juntava milhares de pessoas na segunda semana de agosto. A festa será celebrada na semana de 11 a 15 de agosto, mas de forma diferente, sem os grandes concertos com artistas e bandas nacionais e as tasquinhas gastronómicas, privilegiando outro tipo de atividades e mais descentralizadas, face às circunstâncias do contexto da pandemia. O programa de animação de rua visa animar e dinamizar o Comércio Local no verão, mas salvaguardando sempre as recomendações de segurança estabelecidas pela Direção-Geral de Saúde.

No dia 5 de agosto a RTP irá estar em Mortágua para uma emissão em direto, com a duração de várias horas, em que o território de Mortágua será promovido na sua vertente turística.

Na semana da “festa das Tasquinhas (11 a 15 de agosto) haverá o Manifest`Art, dedicado às manifestações culturais e artísticas, e que já vai para a sua 5ª edição. O programa, que este ano decorrerá na totalidade ao ar livre, inclui um evento inédito no concelho. Trata-se de um Festival de Estátuas Vivas que vão estar distribuídas por vários espaços da Vila, privilegiando as zonas comercias. Haverá ainda uma intervenção artística da autoria da Artista Plástica e Cenógrafa Marta Fernandes, natural de Mortágua, que estará patente na Praça do Município. O programa de animação da semana festiva encerrará no dia 15 de agosto, com o espetáculo “FIL`MUS”, da Companhia ACERT, na Praça do Município.

A progressiva normalização da vida cultural acompanha a reabertura dos equipamentos culturais e a retoma da vida comercial e económica no concelho. É de referir que o concelho não regista qualquer caso de covid-19 desde o início do mês de maio e nunca registou qualquer surto.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt