Município viu aprovado projeto de Área de Serviço para autocaravanas

Data: 2020-07-17
Fonte:


O Município de Mortágua apresentou e viu aprovado o projeto de criação de uma Área de Serviço para autocaravanas no âmbito de uma candidatura à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior - Programa Valorizar. O projeto representa um investimento global na ordem dos 150 mil euros, sendo cofinanciado pelo Turismo de Portugal em 70% do investimento elegível aprovado.

Com este investimento pretende-se dar nova resposta às necessidades dos autocaravanistas que visitam o concelho, promovendo, simultaneamente, o desenvolvimento da economia e do turismo locais.

Este investimento vai também permitir o arranjo urbanístico de uma zona, contigua ao Parque Verde, que atualmente está desorganizada, promovendo a sua integração harmoniosa na paisagem envolvente.

A Área de Serviço é destinada ao estacionamento e pernoita de autocaravanas por um período não superior a 72 horas.

 

Área de serviço de autocaravanas irá ficar

localizada junto ao Parque Verde, em Vale de Açores

 

O futuro espaço estará dotado de infraestruturas e equipamentos necessários ao estacionamento e pernoita de autocaravanistas, contemplando um parque com capacidade para o estacionamento de 5 autocaravanas, rede de abastecimento de água; rede de drenagem de águas residuais (esgotos) e pluviais; ilha ecológica (separação de resíduos sólidos urbanos); unidade de lavagem das viaturas; zona de estadia (mobiliário de mesas e bancos), ITED (para o sistema de pagamentos dos serviços e controlo das máquinas).

A utilização do espaço será gratuita, à exceção do serviço de lavagem.

Todo o espaço envolvente à Área de Serviço será objeto de um arranjo urbanístico, nomeadamente em termos de acessos de entrada e saída, pavimento, passeios, marcação de estacionamentos, iluminação.

Os sanitários do Parque Verde e os balneários do Centro de BTT irão servir de apoio ao funcionamento da Área de Serviço. Os caravanistas poderão ainda usufruir do Parque Verde e dos equipamentos aí existentes, bem como da praia fluvial.

O autocaravanismo é um segmento do turismo em forte expansão, atraindo turistas que procuram os territórios do Interior do País, o turismo de natureza, e não o chamado turismo de massas.

O presidente da Câmara, Júlio Norte, refere que este projeto constitui uma mais-valia económica e turística para o concelho, colocando Mortágua no mapa do turismo itinerante e criando condições objetivas para a atração de autocaravanistas, nacionais e estrangeiros. “Esta infraestrutura de apoio ao autocaravanismo reforça a aposta do Município no desenvolvimento turístico do concelho, promovendo novas dinâmicas e uma maior diversificação na oferta turística”, sublinha.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt