Comissão Municipal de Defesa da Floresta analisou Plano Operacional Municipal 2020

Data: 2020-06-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


A Comissão Municipal de Defesa da Floresta reuniu no passado dia 15, tendo como principal ponto da ordem de trabalhos a análise do Plano Operacional Municipal (POM) para 2020, com a devida atualização face à avaliação de resultados no ano anterior.

O Plano Operacional Municipal foi aprovado pelo Executivo Municipal na reunião de 20 de maio e agora submetido à referida Comissão para efeitos de conhecimento e análise. 

O POM é um instrumento de caráter operacional, elaborado e atualizado anualmente, definindo o dispositivo de vigilância, deteção e combate a incêndios florestais, regulando a coordenação institucional, a articulação e a intervenção das organizações envolvidas ao nível municipal.

Constitui objetivo permanente do dispositivo e de todas as suas atividades, a prevenção e a criação de condições necessárias à deteção e extinção precoce de eventuais focos de incêndios, de forma a reduzir a probabilidade de ocorrências e que estas assumam grandes proporções.

O POM 2020 pretende garantir a organização, a operacionalidade e eficácia do dispositivo antecipando a mobilização de meios e de recursos disponíveis, de forma planeada e coordenada, de forma a assegurar uma atuação primordialmente preventiva na defesa da floresta e na proteção das populações.

Além da inventariação de meios e recursos que possam vir a ser utilizados, da definição de setores territoriais e locais estratégicos de estacionamento, o Plano integra informação cartográfica de apoio à decisão (mapas, redes de gestão de combustíveis, rede de pontos de água, zonas de maior risco, entre outros elementos informativos) e define a estrutura operacional e o mecanismo de coordenação dos meios ao nível da vigilância, deteção, fiscalização, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância após-incêndio.

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta integra um conjunto de entidades, públicas, associativas e privadas, com responsabilidades ou atividade na área da floresta, sendo presidida e coordenada pelo presidente da Câmara Municipal. Integra ainda o Coordenador Operacional Municipal, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Guarda Nacional Republicana, a Infraestruturas de Portugal (Ferrovia e Rodovia), o Instituto de Mobilidade e dos Transportes, a Rede Elétrica Nacional (REN), a Eletricidade de Portugal (EDP), a Central Termoelétrica de Mortágua, um representante das Juntas de Freguesia, a Associação de Produtores Florestais de Mortágua e dois representantes dos produtores/empresários florestais.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt