GNR e Município distribuem cabazes alimentares e entregam máscaras a idosos.

Data: 2020-06-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Numa ação conjunta da Guarda Nacional Republicana e do Município de Mortágua, decorreu ontem a distribuição de cabazes alimentares por idosos isolados e/ou carenciados do concelho. A distribuição deste pack alimentar, constituído por bens de 1ª necessidade, resulta de uma parceria entre a Fundação Benfica e a GNR, tendo como objetivo apoiar idosos em situação de maior isolamento e carência económica no atual contexto da pandemia. A Câmara Municipal também colaborou nesta ação que representa a união de vontades e esforços de Instituições muito diversas no apoio aos que estão socialmente mais desprotegidos em tempo de pandemia. 

É de louvar esta vertente solidária e de responsabilidade social dos clubes, menos conhecida, bem como o apoio de proximidade da GNR às populações neste período de pandemia, que vai além das normais missões de segurança e ordem pública, traduzindo-se num serviço à comunidade mais abrangente. 

Em simultâneo com a entrega do cabaz alimentar, o Município de Mortágua distribuiu máscaras cirúrgicas e reutilizáveis pelos idosos, e sensibilizou para o seu uso nos locais, serviços e transportes públicos. Foi também exemplificado o correto modo de utilização da máscara, de forma a ser eficaz a sua prevenção. Desta forma, foi possível concretizar num único momento dois objetivos dirigidos a um grupo da população com maior risco em tempo de pandemia: a prevenção da Covid-19 e a proteção social dos idosos mais vulneráveis. 

Desde que foi declarado o Estado de Emergência, em março, o Município dinamizou uma rede de apoio social de emergência, em articulação com as IPSS`s, no sentido de dar resposta às necessidades básicas das pessoas e famílias mais carenciadas em tempo de Covid. Manteve ainda o fornecimento de refeições escolares para alunos de agregados familiares mais carenciados. O Centro de Recursos do Município tem também fornecido apoio a nível de bens alimentares, roupas, calçado.  

Através da articulação e colaboração entre as Instituições Locais, abrangendo Município, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, GNR, Agrupamento de Escolas, tem sido possível garantir o apoio social   aos que mais precisam e mitigar os efeitos sociais desta pandemia, que não atinge todos de igual  modo.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt