Município distribui kit de proteção individual pelo Comércio e Serviços do concelho que estiveram encerrados

Data: 2020-05-07
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

 

A Câmara Municipal de Mortágua iniciou ontem a distribuição de um kit de proteção individual pelos estabelecimentos comerciais e de serviços do concelho que estiveram encerrados devido à pandemia da Covid-19 e iniciaram agora o processo de reabertura após autorização do Governo. Cada  kit é composto por 2 viseiras, 10 máscaras cirúrgicas, 2, máscaras sociais, 10 pares de luvas, 20 toalhetes desinfetantes e 500ml de alcoogel.

Nesta fase foram já distribuídos mais de meia centena destes kits, por todo o concelho. A distribuição deste equipamento constitui uma medida de apoio aos estabelecimentos comerciais que estiveram encerrados por determinação da declaração do Estado de Emergência e que estão a iniciar agora o seu processo de reabertura, decorrente do plano de desconfinamento. Esta medida de apoio do Município visa sobretudo promover e estimular o regresso da atividade económica com garantias de segurança, nomeadamente disponibilizando gratuitamente este material de autoproteção e de proteção dos clientes. Pretende-se, assim, dar condições de segurança e confiança aos cidadãos para que possam voltar a consumir no Comércio Local, promovendo a recuperação da atividade económica e a manutenção do emprego, sem colocar em risco a saúde pública.

O Município aprovou um pacote de medidas de apoio à recuperação e revitalização da atividade económica, algumas das quais com impacto direto no Comércio e Serviços locais. Manifestou ainda a intenção de reforçar o investimento municipal como forma de alavancar o emprego e a riqueza local, bem como de recorrer, sempre que possível, ao fornecimento de bens e serviços por empresas locais.  

Os interessados em receber o kit devem fazer o pedido junto da Câmara Municipal, sendo que o stock está limitado à reserva estratégica existente.

Simultaneamente à entrega do kit de proteção, cada estabelecimento recebe dois folhetos informativos destinados a ser afixados na entrada do estabelecimento, em local bem visível.

Um deles contem as normas de segurança no acesso ao estabelecimento, nomeadamente o limite do número de pessoas no interior, distanciamento social, bem as medidas de prevenção vigentes no estabelecimento, relacionadas por exemplo com a higienização do espaço. O outro folheto lembra a obrigatoriedade do uso da máscara para se poder entrar no estabelecimento. “Todos em segurança”, é o lema desta campanha de sensibilização, que visa garantir o retomar da normalidade no funcionamento do comércio e serviços, mas com a máxima segurança.

O Município de Mortágua apela à população para que apoie o Comércio Local, fazendo compras nos estabelecimentos comerciais do concelho, e sensibiliza todos os Mortaguenses para a necessidade de adotar medidas preventivas no acesso aos estabelecimentos comerciais, desde logo o uso obrigatório de máscara.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt