Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”

Data: 2019-12-17
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”

 

Decorreu no passado dia 13 a Festa de Natal da Escola Básica de Mortágua, que este ano teve a particularidade de ter saído do espaço intramuros e vir até ao evento “Mortágua Vila Natal”. A festa decorreu na tenda instalada no Largo 5 de Outubro, junto ao Mercado de Natal, sendo aberta à presença dos Pais, Familiares e público em geral.

Como habitualmente, a festa foi protagonizada pelas crianças finalistas do Pré-Escolar (5 anos) e pelos alunos finalistas do 1º Ciclo (4ºano), que apresentaram momentos de Música, Teatro e Dança, com a colaboração e orientação das Educadoras, Professores Titulares de Turma e Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular.

Não podiam faltar conhecidas canções de Natal, em português e inglês. Os professores também subiram ao palco para interpretar um tema de Natal, para surpresa e júbilo dos alunos.

Os alunos do 1º Ciclo apresentaram uma encenação intitulada “Natal no fundo do mar”. Vestidas a rigor, como estrelas do mar, caranguejos, polvos, cavalos-marinhos, entre outros peixes, as crianças cantaram e representaram uma bonita história de Natal passada no fundo do mar, que versava sobre os valores da paz, amizade e partilha. E terminava com a mensagem: “O Natal não importa onde e com quem…É Natal sempre que cada um de nós quiser!”.

O ponto alto aconteceu com o anúncio da chegada do Pai Natal, com as crianças a gritaram pelo seu nome. O Pai Natal fez-se acompanhar de duendes que fizeram a entrega de uma saco de prendas por cada Professor de Turma e Educadora. No interior vinham livros infantis e didáticos consoante o nível de ensino. As crianças não perderam tempo, tanta era a curiosidade e ansiedade, e trataram de rasgar os embrulhos e desfolhar as páginas cheias de colorido e histórias…

Há vários anos que o Município oferece livros como prenda (e não brinquedos), sendo também uma forma de incentivar as crianças à leitura.

Antes da distribuição das prendas, o presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, em nome do Município, dirigiu algumas palavras, começando por saudar os Pais ali presentes. Felicitou depois o Agrupamento, na pessoa do seu Diretor, dos Docentes, Educadoras e Funcionários, pelo “brilhante momento que tivemos o prazer de assistir, proporcionado pelas nossas crianças”, destacando a postura, a afinação e a alegria demonstradas em palco. Realçou o facto do trabalho de preparação, ensaios, ter sido feito nas horas vagas, como trabalho extra, após o horário letivo normal, sendo mais um exemplo de dedicação da comunidade docente e não docente aos alunos.

Júlio Norte aproveitou também o momento para agradecer aos comerciantes, às Associações e às pessoas da comunidade pela extraordinária colaboração na decoração das fachadas, montras, ruas, bem como nas atividades de animação natalícia. “Os mortaguenses quando unem vontades e esforços, conseguem grandes feitos”, afirmou.

No final, formulou votos de um Feliz Natal e um Bom Ano de 2020 para toda a comunidade escolar e de um modo especial para as crianças.

Rui Parada da Costa, Diretor do Agrupamento, agradeceu a dedicação e o empenho dos Professores, Educadoras e Funcionários, que estiveram envolvidos na organização da festa. Referiu que o Agrupamento não podia deixar de responder positivamente ao desafio lançado pelo Município para integrar a festa escolar, este ano, no evento “Mortágua Vila Natal”. Sublinhou que era bem evidente a alegria e a felicidade estampada nos rostos das crianças, afirmando que essa era a razão de todos estarem ali e do envolvimento da comunidade escolar. Finalizou desejando um Bom Natal a todas as crianças e à comunidade educativa em geral.

Segue-se o merecido período de férias natalícias para os alunos, com regresso marcado às aulas no dia 6 de Janeiro.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt