Natal ecológico. Decorações natalícias de rua e do Comércio privilegiam materiais naturais.

Data: 2019-12-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

As iluminações natalícias e o som de rua foram ligados no passado dia 6, dando início ao programa “Mortágua Vila Natal”. Os Mortaguenses e todos os que visitarem Mortágua, podem esperar muitas atrações e um Natal muito animado para toda a família e em especial para as crianças.

Este ano, além das iluminações de rua, destaca-se a decoração “ecológica” das ruas e fachadas dos estabelecimentos comerciais e equipamentos municipais, recorrendo a materiais naturais, como musgo, troncos, ramos, azevinho, flores e folhas. Com arte e criatividade, esses materiais foram transformados em coroas, grinaldas, árvores, cadeiras, bancos de jardim, baloiços, escadas, entre outros enfeites.

Também a árvore de Natal, instalada na Praça do Município, “vestiu-se” ao natural, estando revestida com ramos, hortênsias, austrálias. Uma tarefa só possível com a prestimosa ajuda da autoescada dos Bombeiros Voluntários de Mortágua.

Alguns espaços públicos estão ornamentados com árvores, presépios e outros trabalhos alusivos à quadra, executados por Associações Locais, tendo em comum a (re)utilização de materiais naturais.

É de realçar a excelente adesão à ideia por parte do Comércio Local, optando também por arranjos naturais na decoração das fachadas e entradas dos estabelecimentos. Os arranjos naturais foram criados em ateliers que funcionaram no mês de Novembro, na Casa Lobo, e que envolveram comerciantes, pessoas da comunidade, alunos da Academia Saber+, utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua. 

Num momento em que as alterações climáticas estão na agenda do dia, Mortágua dá o mote e o seu contributo para um Planeta mais sustentável, promovendo um Natal mais amigo do Ambiente.

O programa de animação “Mortágua Vila Natal” arranca oficialmente no dia 13 (sexta-feira). Os mais pequenos podem esperar, diariamente, diversos divertimentos, como pista de gelo, rampa de neve, insufláveis, neve na Praça, Espaço “Lobo Encantado”, entre outros. Para o público em geral haverá ainda Concertos Natalícios, atuação de Bandas, Teatro de Rua, Exposições, Desfile de Moda com Criações Florais, passeios em charrete com o Pai Natal.

Este ano, a Festa de Natal das crianças do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico terá lugar na Praça do Município, permitindo, assim, que todos os pais possam assistir ao evento, que marca o encerramento do primeiro período de aulas. A festa realiza-se no dia 13 e constituirá certamente um dia de grande animação, com a presença de centenas de crianças.

Entre os dias 13 e 24, o Mercadinho de Natal instala-se no Largo 5 de Outubro, expondo produtos típicos da quadra, artesanato e outras sugestões da época.  Para o dia 15 está marcada a tradicional Caminhada de Pais Natal pelas ruas da Vila.

No dia 24, “Mortágua Vila Natal” terá transmissão em direto no programa da RTP “Praça da Alegria”, entre as 10h00 e as 17h30.

No dia 28 realiza-se o tradicional Concerto de Natal, abrilhantado pelo Orfeão Polifónico de Mortágua e Coral Juvenil Sílvia Marques. O programa encerra no dia 5 de Janeiro, véspera dos Reis, com o Encontro Distrital de Cantadores de Janeiras do Inatel de Viseu.

Mas o Natal é essencialmente tempo de união, fraternidade e solidariedade. À semelhança de anos anteriores, o Município de Mortágua irá distribuir o tradicional Cabaz de Natal solidário, possibilitando, através deste gesto simbólico, que famílias carenciadas do concelho possam desfrutar de uma melhor Consoada e um Natal com mais conforto e alegria.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt