Lampantana para provar durante este fim de semana, em 11 restaurantes do concelho

Data: 2019-10-30
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

 

Decorre nos dias 1, 2 e 3 de Novembro, mais um Fim-de-Semana da Lampantana, evento que atinge o marco da décima edição.O evento gastronómico é mais uma vez promovido pela Câmara Municipal, com a parceria do setor da Restauração e Hotelaria do concelho.

Nesta décima edição, são 11 os restaurantes aderentes que vão proporcionar esta iguaria, uma verdadeira referência da gastronomia, da identidade e do património cultural do concelho.

A Lampantana tem como ingrediente base a carne de ovelha (diferentemente do que acontece noutros concelhos da região, onde é utilizada a cabra), que vai ao forno de lenha em caçoila de barro, e servida com batata “fardada” e grelos a acompanhar. O pão caseiro, também cozido no forno de lenha, e os doces tradicionais, como o arroz doce, completam a ementa.

Mais uma vez, o Município irá oferecer o vinho que os restaurantes disponibilizarão aos clientes em acompanhamento de cada dose de Lampantana servida durante este evento gastronómico. Vinho Dão (tinto) produzido pela Sociedade Agrícola Boas Quintas (Mortágua) e engarrafado com rótulo especial alusivo ao evento.

Deixamos o convite para visitar Mortágua neste fim-de-semana e saborear este prato tradicional da gastronomia mortaguense.

Um prato rico de sabor, tradição e…história!

Dos inúmeros rebanhos de gado lanígero que outrora pastavam pelas abundantes encostas de urze do concelho de Mortágua terá surgido o ingrediente fundamental à qualidade deste prato forte e suculento que em dias de festa era, e continua a ser, rei à mesa, por terras de Mortágua.

Embora desconhecendo com rigor científico a origem desta iguaria, são várias as histórias que guardamos das anteriores gerações e que a procuram explicar. Conta-se que, aquando da passagem das tropas napoleónicas pela região, as populações teriam, estrategicamente, envenenado as águas.

Como era preciso cozinhar a carne, terá sido utilizado, como recurso, o vinho. Da aliança entre estes dois ingredientes terá resultado este prato de excelência, cujo segredo na confeção e no tempero foi sabiamente guardado e perpetuado até nós.

E sendo a “Lampantana” um prato de tão simples preparação e ao alcance de todos nessa época, porque no Concelho quase toda a gente tinha rebanhos, não tardou que fosse conhecida, apresentando-se desde então nas mesas fartas nos dias das grandes festas das nossas aldeias.

 

Restaurantes aderentes

. A Lanchonete – Mortágua

. A Mó - Barracão (EN234)

. A Roda - Mortágua

. Adega dos Sabores – Mortágua

. Aldeia Sol – Vila Meã

. Aroma Requintado - Mortágua

. Café Park - Mortágua

. Fazenda – Vale de Açores

. Porta 22 - Mortágua

. Montebelo Aguieira – Vale d´Aguieira

. Lagoa Azul – Almacinha (junto ao IP3)

 

Sorteio de um prémio

As pessoas que participarem no Fim-de-Semana da Lampantana habilitam-se ao sorteio de um prémio. Por cada dose de Lampantana será distribuído um cupão, onde a pessoa preencherá nome, morada e contacto. No final realizar-se-á um sorteio com todos os cupões, em que o prémio para o sorteado será uma caixa de vinho tinto do Dão da série especial “Lampantana”, produção da Sociedade Agrícola Boas Quintas.

 

 

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt