Secretário de Estado do Ambiente efetuou visita ao Centro de BTT de Mortágua

Data: 2019-09-16
Fonte:


 

 

Entrou em funcionamento no passado dia 13 o Centro de BTT de Mortágua, situado junto ao Parque Verde e à Ribeira de Mortágua. O Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde, e o presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, assinalaram o evento, a que se seguiu uma visita ao espaço e valências ali instaladas.

O Centro de BTT está equipado com balneários, sanitários, posto de lavagem de bicicletas, oficina self-service, e zona de estacionamento específica, dando apoio logístico aos praticantes da modalidade. Brevemente irá contar também com um bar, em regime de concessão.

O Município de Mortágua georreferenciou já 8 percursos de BTT e irá proceder à sua manutenção e sinalização, de forma progressiva (por fases).

Ao longo dos vários percursos, os praticantes vão encontrar e apreciar paisagens diversas, desde serra (Caramulo, Buçaco), rio, ribeiras, campo, passando pela floresta. No total perfazem 270 km de trilhos, percorrendo praticamente todo o concelho. Todos os percursos partem do Centro de BTT, podendo os praticantes escolher o(s) percurso(s) mais indicados em função da extensão, nível de dificuldade e da sua própria preparação técnica.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, a criação deste Centro associado aos vários percursos insere-se numa estratégia sustentada do Município de promover, potenciar e qualificar a oferta turística do concelho, nomeadamente ao nível do chamado turismo de natureza. No âmbito dessa estratégia, destaca ainda as várias “rotas” que servem o concelho, como a Grande Rota do Bussaco, Rota do Mondego, Rota da EN2, Caminhos de Santiago, e a Ecovia do Mondego (prolongamento da Ecovia do Dão), bem como os percursos ribeirinhos das Quedas de Água das Paredes e da Ribeira da Fraga, que foram objeto de profunda requalificação, ou a criação dos passadiços de Mortágua.

Um conjunto de pontos de interesse diversificados, ligados à natureza, ao património, à cultura, à gastronomia, que proporcionam uma melhor e mais eficaz capacidade atrativa de visitantes e turistas ao concelho. E conclui: “É notório que demos um grande salto qualitativo na área do turismo nestes últimos anos”.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt