Todo-o-Terreno - Mário Patrão venceu em Mortágua

Data: 2006-09-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Mário Patrão em Motos e Arnaldo Martins em Quads, foram os vencedores indiscutíveis do Raid TT Mortágua, disputado no passado fim de semana. Esta prova, a quarta do calendário do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, contou à partida com 106 participantes, dos quais 49 Motos e 57 Quads. Pela primeira vez neste campeonato o número de Quads ultrapassou o de Motos, o que revela bem o crescimento desta classe face ao domínio tradicional das duas rodas.

No sábado os pilotos partiram do Aeródromo de Vila Meã para a PEC1, com passagem por Chão de Calvos, Sernadas, Palheiros, Linhar de Pala, Parque Eólico, Tojeira e chegada a Mortazel, numa extensão de 30 km. Um percurso em zona de serra, mais exigente para pilotos e máquinas, que obrigava a alguns abrandamentos na velocidade.

No domingo disputaram-se as PEC`s 2, 3 e 4, com partida em Almacinha e passagem nas localidades de Falgaroso do Maio, Valongo, Vale de Paredes, Chão Miúdo e chegada a Riomilheiro, numa extensão total de 70km. Um traçado bastante atractivo, com bonitas paisagens, desenhado ao longo das margens da Aguieira. Só é pena que a velocidade não permita tempo para grandes contemplações, porque nesta zona o piso é mais plano e portanto mais rápido. Todas as PEC`s foram percorridas duas vezes, perfazendo o Rallye um total de 210 km.

A chuva que estava prevista para o fim de semana, afinal acabou por não cair, o que até teria sido desejável uns dias antes da prova, para que o pó assentasse e o piso ganhasse mais consistência. Disso não se podem queixar os primeiros vinte pilotos, que tiveram um intervalo de partida de dois minutos, entre cada um deles, o que lhes dava uma boa visibilidade. Mas estes pilotos são profissionais e estão habituados a todo o tipo de terreno, seja seco ou molhado.

Quanto à prova, Mário Patrão, campeão em título no Nacional TT, não deu hipóteses aos seus adversários, ganhando todas as PEC`s, demonstrando que está disposto a lutar pela revalidação do título. Subiu ao segundo lugar da geral, quando faltam disputar mais duas provas. O actual líder do campeonato, Ruben Faria, foi segundo em Mortágua e perdeu pontos para Mário Patrão, prevendo-se uma luta renhida até ao fim.

O Raid TT Mortágua foi organizado pelo Motor Clube das Beiras e contou com o apoio da Câmara Municipal.

Opiniões

Mário Patrão - Vencedor da prova e campeão em título: “A prova correu-me sempre bastante bem. Desde o início que entrei ao ataque, consegui ganhar as quatro PEC`s. Sabia que tinha que recuperar das provas anteriores e aqui tinha alguma vantagem porque é um terreno que conheço bem. Faltam ainda duas provas para o fim, penso que está tudo em aberto.”

Rui Sousa – Vencedor em Quad, Classe Q1:“ O percurso era bastante técnico e sinuoso, ao mesmo tempo muito agradável, especialmente a zona junto à barragem. Fiquei em primeiro lugar na minha classe, e como é lógico, estou com mais ânimo para tentar disputar a classificação final do campeonato.”

1º RAID TT MORTÁGUA

Classificação Final

Geral Motos

Piloto / Moto / Classe
1º Mário Patrão / Suzuki 450 / TT2
2º Ruben Faria / Yamaha 450 / TT2
3º Helder Rodrigues / Yamaha 450 / TT2
4º Fernando Ferreira / Yamaha 250 / TT1
5º António Maio / Yamaha 450 / TT2

Geral Quads

1º Arnaldo Martins / Yamaha 450 / Q2
2º João Simões / Yamaha 450 / Q2
3º Luís Engeitado / Yamaha 450 / Q2
4º José Galhofas / Yamaha 439 / Q2
5º Nélson Caxias / Yamaha 450 / Q2

Fotos















Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt