Hugo Sancho na 3ª posição debaixo de fortes aplausos dos Mortaguenses

Data: 2019-08-20
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Integrado no programa da Festa da Juventude/Feira das Associações, realizou-se no passado dia 17 o Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua, já na sua 19º edição. À partida alinharam cerca de 100 corredores, em representação de 15 equipas, sendo 14 nacionais e uma espanhola. Pela frente tiveram um percurso exigente de 144 quilómetros, com três subidas de montanha de 3ª categoria, na Felgueira, que normalmente são decisivas nas contas finais.

A prova, com início e final no centro da Vila, foi uma corrida muito bem disputada, como é tradição. Um mar de gente aplaudiu os ciclistas na meta final, onde Hugo Sancho, da equipa Miranda-Mortágua viria a fechar o pódio na 3ª posição.

A corrida foi sempre muito atacada e inicialmente escapou-se um grupo de cerca de 20 Unidades que integrava três ciclistas da equipa Miranda-Mortágua, Daniel Freitas, Jesus Nanclares e Gaspar Gonçalves. Este grupo esteve em cabeça de corrida durante largos quilómetros, mas o calor, o percurso seletivo e as movimentações no pelotão, acabariam por ditar o insucesso da fuga inicial.

Foi já na última volta que a corrida se viria a decidir. Nesta fase no grupo dos favoritos seguia Hugo Sancho que resistiu ao forte aceleramento que dizimou o pelotão a cerca de 15 unidades, ainda na 2ª volta. No último Prémio de Montanha do dia, já bem perto da meta final, Hugo Sancho disferiu vários ataques e finalmente conseguiu isolar-se, mas na companhia de dois ciclistas da RP-Boavista.

Numa luta desigual, o ciclista da casa não conseguiu responder aos ataques dos dois corredores da Rádio Popular-Boavista, e Daniel Silva acabaria por se isolar e vencer em Mortágua. Cerca de 20 segundos mais tarde, chegaria Hugo Sancho na 3ª posição, debaixo de fortes aplausos do público Mortaguense que se fez sentir em força na meta final.

No final procedeu-se à cerimónia do pódio, com a presença das Entidades Municipais, Comandante do Destacamento Territorial da GNR e Patrocinadores. Foram entregues troféus aos três primeiros da Classificação Geral, aos vencedores individuais nas categorias Metas Volantes, Montanha, Juventude, Melhor Corredor de Equipa de Clube, bem como à Melhor Equipa em prova.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, felicitou o Velo Clube do Centro, na pessoa do seu presidente, Pedro Silva, e a sua equipa de colaboradores, por mais uma excelente organização. Felicitou ainda a equipa Miranda-Mortágua pela brilhante prestação na recente Volta a Portugal, destacando o lugar “muito honroso” obtido por Hugo Sancho (11º da geral). “Quero agradecer em nome deste povo e deste concelho o tudo que deram para dignificar o nome de Mortágua”, afirmou.

O 19º Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua foi uma organização do Velo Clube do Centro, e contou com o apoio da Câmara Municipal. Mais uma vez viu-se muito público na estrada e também na zona de meta, onde Hugo Sancho, um filho da terra, e a equipa Miranda-Mortágua foram bastante aplaudidos.

 

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt