Alunos do 10º A procederam à recolha de “monos”. Município associou-se à louvável iniciativa.

Data: 2019-07-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


A deposição e o abandono de pneus e outros “monstros” ou “monos” (resíduos de grandes dimensões) em alguns terrenos é, infelizmente, um problema ainda existente em várias zonas do nosso Concelho que muito contribui para a desqualificação da paisagem, acarretando graves contaminações ambientais.

Esta situação é provocada por todos aqueles que, desrespeitando a lei, depositam estes resíduos em locais não permitidos, impedindo que cheguem a um aterro sanitário, onde podem ser devidamente acondicionados ou encaminhados para valorização.

Apesar dos esforços do Município e das autoridades competentes para evitarem este tipo de ações, é impossível a vigilância permanente dos vários locais dispersos alvos desta prática, que ocorre sobretudo durante a noite, sendo, por essa razão, fundamental a colaboração atenta de todos os cidadãos.

Foi, sem dúvida, esta problemática que inspirou os alunos José Miguel, Francisco Mira, Beatriz Besteiros, Mara Paiva e José Diogo, da turma A, do décimo ano de escolaridade, do curso de Ciências e Tecnologia do Agrupamento de Escolas de Mortágua, a associarem-se ao Município, na recolha e encaminhamento dos “monos abandonados” para o Ecocentro de Mortágua, no âmbito do projeto “We Believe!”, desenvolvido em Cidadania e Desenvolvimento, sob orientação da professora Fátima Potró.

Este grupo de alunos, consciente da sua importância enquanto agentes intervenientes, partiu para o terreno, fez um exaustivo trabalho de campo com a ajuda da população de várias freguesias do Concelho, identificou e sinalizou os “monos” e, finalmente, no dia treze de junho, com apoio logístico da Câmara Municipal, procedeu à sua recolha e deposição no Ecocentro.

Esta iniciativa que o Município saúda, permitiu erradicar alguns dos muitos “monstros à solta” e responder ao lema: Preservar e melhorar o nosso meio ambiente é um dever de todos nós. Não fique indiferente!

Parabéns a estes jovens pelo seu magnífico exemplo!









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt