Município está a executar obras de ampliação e requalificação do Canil Municipal

Data: 2019-07-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


A Câmara Municipal está a executar obras de ampliação e melhoramentos do Canil Municipal.

O investimento em curso traduz-se na construção de mais boxes de alojamento, permitindo aumentar a atual capacidade em cerca de 20 canídeos, e na criação de espaços próprios para recobro e quarentena, e a remodelação das infraestruturas básicas de saneamento.

No âmbito desta reestruturação, vão também ser executados melhoramentos do gatil, a nível de equipamento.   

O Canil Municipal, que funciona em instalações dos Estaleiros Municipais, destina-se a acolher cães errantes ou abandonados na via pública, garantindo condições de saúde e bem-estar animal, e a promover a sua adoção. O centro dispõe de um Gabinete Veterinário, que assegura os cuidados de vacinação, desparasitação e esterilização (em casos específicos). 

A adoção de animais do Canil Municipal não tem quaisquer custos para o futuro detentor dos mesmos. Após um processo de avaliação, registo e assinatura de Termo de Responsabilidade, o animal é entregue com as vacinas em dia e a identificação eletrónica (chip).

Com o objetivo de divulgar e facilitar as adoções, o Município irá criar em breve uma página no Facebook, permitindo aos interessados saber quais os animais disponíveis (raça, idade, sexo, porte), e simultaneamente, implementar o registo/inscrição online.

Por outro lado, o Município de Mortágua, em colaboração com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV,) vai promover uma campanha de sensibilização para o não abandono de animais, visando sobretudo os meses de verão, em que este problema é mais frequente.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt