Mortágua assinalou o Dia Internacional dos Museus com Peddy Papper

Data: 2019-05-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


O Município de Mortágua assinalou no passado dia 18 o Dia Internacional dos Museus com a realização de um Peddy Paper designado “Mortágua na Batalha do Bussaco”. A atividade foi promovida pela Biblioteca Municipal e contou com a colaboração do Agrupamento de Escuteiros de Mortágua, tendo começado com uma arruada pelo grupo Gait''arte - Grupo de Gaiteiros de Almalaguês, que animou as ruas do centro da Vila.

Este Peddy Paper pretendeu divulgar e promover a procura/visita do Centro de Interpretação “Mortágua na Batalha do Bussaco”, e ao mesmo tempo, convidar os participantes a (re)descobrirem, de uma forma lúdica, o papel do território do concelho no âmbito da 3ª Invasão Napoleónica. A atividade teve como público-alvo as famílias e comunidade em geral, tendo contado com a participação de sete equipas (seis de Mortágua e uma de Santa Comba Dão), cada uma constituída com o mínimo de três e o máximo de 5 elementos.

Ao longo dos vários postos de jogo, os participantes tiveram que superar desafios em equipa, respondendo a questões, decifrando enigmas e realizando ações, relacionados com a história e o património histórico-cultural do concelho, o espólio do Centro de Interpretação, os locais de passagem das Invasões Napoleónicas, os generais que comandaram as tropas, histórias/lendas, entre outros temas.

A comemoração da data permitiu conhecer mais sobre a história do concelho, sobretudo aos mais jovens, sendo também um convite a visitar os vários espaços museológicos do concelho, desde logo o Centro de Interpretação “Mortágua na Batalha do Bussaco”. Este Centro de Interpretação arrecadou no ano passado o prémio na categoria de melhor filme de divulgação, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM). Além deste espaço, há a referir o Moinho da Moura e o Moinho de Aula, que serviram de postos de comando das tropas francesas e anglo-lusas, respetivamente, e classificados como monumentos de património militar. Mas também visitar outros espaços museológicos do concelho, nomeadamente os que estão ligados ao património rural e tradições do passado, como o Núcleo Museológico “Raízes e Memórias”, da Marmeleira, e o Parque Temático de Vale de Mouro.

 

 

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt