Dupla Maratona juntou perto de 70 participantes

Data: 2006-08-17
Fonte: Municipes


Coimbra - Mortágua em BTT


Realizou-se no passado fim de semana a Dupla Maratona Coimbra-Mortágua em BTT, numa organização da Associação Cultural e Recreativa da Benfeita. A prova contou com a participação de cerca de 70 atletas, masculinos e femininos, vindos de várias localidades do país. Estiveram presentes atletas de Mortágua, Coimbra, Viseu, Pombal, Porto, Setúbal, Seia, S.Pedro do Sul, Lousã, Arganil, Loulé, entre outras localidades.
O percurso, constituído por duas etapas (Coimbra-Mortágua e Mortágua-Coimbra), com 58 e 70 km respectivamente, foi feito sobretudo em trilhos de terra, atravessando os concelhos de Mortágua, Penacova, Mealhada e Coimbra. A primeira etapa (Coimbra-Mortágua) apresentou maior grau de dificuldade, incluindo a zona da Serra do Bussaco, enquanto a segunda etapa era mais favorável a rolar.
No final, Hugo Sancho, natural de Mortágua, fez o melhor tempo no somatório das duas etapas, cumpridas em seis horas. Os atletas da casa dominaram aliás a prova, destacando-se ainda os 3ºs e 4ºs lugares de Bruno Casimiro e Bruno Sancho.
Nesta prova participaram seis senhoras, tendo a melhor classificada sido Celina Carpinteiro, em 13º lugar, seguida de Mónica Seco em 25º. Nos Veteranos, mais de 45 anos, houve a registar duas presenças, Elisa Cruz e Filipe Almeida, a mostrarem que esta é uma modalidade para todas as idades.
À chegada a Coimbra e após o almoço, procedeu-se à entrega dos prémios. Os cinco melhores masculinos e os três primeiros femininos, da classificação geral, receberam prémios monetários, enquanto os cinco primeiros em cada etapa, masculinos e femininos, foram brindados com troféus.

Uma prova com características inovadoras

Esta foi uma prova de BTT algo inédita, por duas razões. Desde logo por ser uma dupla maratona, disputada em dois dias. Depois havia vencedores de etapa, nas diversas categorias (Geral, Montanha, Juventude, Senhoras e Veteranos), um pouco à semelhança do que se passa no ciclismo de estrada. Era mais um factor psicológico para aumentar a competição entre os atletas, muito embora a maioria dos atletas não viesse com o objectivo de competir, mas simplesmente para participar, fazer desporto e conviver.
Alexandre Casimiro, da organização, fez um balanço positivo da iniciativa. “O ano passado fizemos a nossa primeira maratona de BTT, mas era apenas um dia. Este ano quisemos fazer algo de diferente, que fosse uma novidade e apostámos nesta dupla maratona. As pessoas estavam satisfeitas, a maioria gostou mais da segunda etapa, tinha aquele percurso junto à ribeira de Mortágua, que era bastante agradável”.
O evento teve o apoio da Câmara Municipal de Mortágua, Junta de Freguesia de Cortegaça, Junta de Freguesia da Marmeleira, de várias empresas do concelho, para além da colaboração dos Bombeiros Voluntários.












Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt