Formação para os Pais. Programa de Promoção da Educação Parental da CIM-Região de Coimbra

Data: 2019-03-29
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Estão a decorrer no Município de Mortágua sessões de capacitação dirigidas aos Pais/Encarregados de Educação, com filhos no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Programa de Promoção da Educação Parental, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).

Este programa surge no âmbito da operacionalização do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar e da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial, da CIM-Região de Coimbra.

No total são 14 sessões, com a duração de duas horas cada, dinamizadas por dois Técnicos do Município e um Técnico do Agrupamento de Escolas, que receberam formação especializada. Os temas abordam a correlação e o contributo da educação parental (positiva) no sucesso escolar.

Tem como objetivo estratégico capacitar os Pais/Encarregados de Educação com as metodologias e instrumentos de educação parental que permitam, tanto no contexto escolar como na relação com a escola, aumentar as abordagens e relações positivas entre os principais agentes educativos das crianças do 1º CEB e aumentar os indicadores de sucesso escolar e de comportamentos adequados.

Pretende-se que os Pais fiquem dotados de ferramentas e estratégias que lhes permita compreender as suas necessidades e as dos seus filhos; identificar as competências de um educador parental; assumir uma intervenção ativa e precoce nos fatores de risco e nos comportamentos inadequados; promover uma relação entre Escola-Família para potenciar o sucesso escolar da criança.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt