Carnaval Escolar desfilou sob o lema da multiculturalidade

Data: 2019-03-06
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


No passado dia 1 (sexta-feira) saiu à rua o desfile carnavalesco dos alunos que frequentam a Escola Básica de Mortágua (Pré-Escolar e 1º Ciclo). Como tem sido habitual, o desfile integrou também as crianças da Creche da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, bem como da Creche e Pré-Escolar do Jardim-Escola João de Deus.

O desfile das crianças da Escola Básica/Agrupamento de Escolas teve como tema a multiculturalidade, com as crianças a representar diferentes povos e culturas do mundo, desde América Latina (México), Ásia (India), Oriente (China), África, países árabes, passando pelos povos indígenas. A Europa esteve representada por Portugal e com algumas figuras típicas da nossa sociedade. As crianças apresentaram-se trajadas com muito rigor e detalhe, a nível de roupas, acessórios, maquilhagem, recriando na perfeição cada cultura.

 

O Jardim-Escola João de Deus escolheu como tema do seu desfile os artistas de pop/rock. As crianças apresentaram-se vestidas com as emblemáticas indumentárias escuras, blusões de cabedal, lenços, cabeleiras compridas e coloridas.

Este ano, como novidade, os grupos exibiram-se num espaço delimitado da Praça do Município, perante a presença de algumas centenas de pessoas, com destaque para os Pais e familiares das crianças. Cada grupo apresentou músicas, danças e coreografias alusivas à cultura representada. A Praça do Município transformou-se num verdadeiro palco do mundo, com as crianças a serem muito aplaudidas pela forma brilhante e organizada com que se apresentaram.

No final da apresentação, o diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada da Costa, dirigiu agradecimentos aos Professores, às Educadoras, aos Funcionários, pelo trabalho e esforço realizado, mas felicitou sobretudo as crianças, as protagonistas da festa, pelo maravilhoso momento que proporcionaram e pela mensagem que transmitiram. Dirigiu ainda um agradecimento aos Pais e Encarregados de Educação, cuja colaboração foi fundamental para o sucesso do evento.

Rui Parada da Costa destaca a importância das crianças serem sensibilizadas, desde cedo, a partir da escola, para o respeito pelas diferenças e pelo outro. “ A multiculturalidade tem a ver com a cidadania, que é fundamental tratar na escola. E o Carnaval, para além da festa em si, pode ser um bom pretexto para introduzirmos estes temas tão importantes para a formação integral dos jovens, e de uma grande atualidade”.

O ambiente, a reciclagem, a alimentação saudável, são alguns dos temas que já serviram de lema do Carnaval em anos anteriores.  

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, saudou todas as crianças que encheram de cor a Praça do Município, e por deixarem uma mensagem tão significativa a todos os que estavam a assistir, de que somos todos iguais e que o mundo é uma mistura salutar de culturas, línguas, tradições. “Que as nossas consciências olhem para a mensagem e para a demonstração que estas crianças deixaram aqui para todos nós, sobretudo numa altura em que o mundo está a precisar muito de tolerância. Devem sentir-se orgulhosas por esta lição que nos deram”. Ao que acrescentou: “Ao participar nestas atividades, ao trazerem esta demonstração, vocês também estão a crescer como pessoas e futuros cidadãos”. O Presidente da Câmara dirigiu palavras de gratidão a toda a comunidade educativa, felicitando o trabalho coletivo. E aproveitou o momento para publicamente felicitar o Agrupamento de Escolas, não só por esta iniciativa, como por outras alegrias que tem dado à comunidade local, referindo-se aos dados recentemente divulgados, que deram o primeiro lugar à Escola Secundária no ranking nacional dos cursos profissionais de nível Secundário e o 1º lugar nos exames nacionais de Físico-Química. “É mais uma demonstração que a nossa escola é o nosso orgulho”, disse.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt