Floresta. Sessão de Divulgação do programa Limpa & Aduba

Data: 2019-01-23
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Teve lugar no passado dia 17, em Mortágua, uma Sessão de Divulgação do Programa Limpa & Aduba, dirigido aos proprietários e produtores florestais do concelho, e demais agentes da fileira florestal. Cerca de meia centena de pessoas marcaram presença nesta iniciativa, que contou com a colaboração do Município de Mortágua.

Este programa, promovido pela CELPA (Associação da Indústria Papeleira) e inserido num projeto mais vasto denominado “Melhor Eucalipto”, destina-se a apoiar a produção e gestão florestal, tendo três objetivos essenciais: aumentar a produtividade do eucaliptal, diminuir o risco de incêndio e prestar apoio técnico florestal.

O programa é desenvolvido em colaboração com uma rede de parceiros. No caso do concelho de Mortágua, um dos parceiros é a Associação de Produtores Florestais, onde poderão ser feitas as candidaturas ao apoio. O projeto Melhor Eucalipto oferece o adubo e o serviço de adubação, caso os povoamentos cumpram os requisitos para serem beneficiados. As áreas poderão vir a ser aprovadas para adubação durante o período de 2019/2024.

Segundo o que foi divulgado, o processo pretende ser simples, desburocratizado, com vantagens e benefícios para os proprietários, madeireiros, organizações de produtores, prestadores de serviços, e indústria. Acresce ainda que este apoio técnico não tem associado qualquer compromisso de venda da madeira. O objetivo é apenas ter uma mata limpa, mais resiliente aos incêndios e às pragas, com uma densidade adequada, que no final permita obter uma maior rendibilidade.

Nesta Sessão foram também apresentadas imagens sobre exemplos de boas e más práticas (pouco eficientes) em matéria de tratamento do terreno (gradagens), controle da vegetação, utilização de adubos e herbicidas, e dados conselhos sobre os cuidados técnicos e os procedimentos mais adequados para que se possa ter uma maior produtividade do eucalipto.

Critérios de elegibilidade:

. Povoamentos puros de eucaliptos;

. Áreas com “Média”, “Boa” e “Muito Boa” aptidão para o Eucalipto;

. Povoamentos com idades entre os 2 e 6 anos;

. Povoamentos ate à 3ª rotação;

. Adequada densidade dos povoamentos (>800 cepos vivos);

. Áreas sem condicionantes ambientais, em particular, à adubação;

. Áreas superiores a 0,25 ha por parcela, acumuláveis ate ao limite máximo de 25 há por proprietários, existindo a possibilidade de aumento deste limite caso as áreas se encontrem certificadas (FSC ou PEFC) ou se comprove que se encontram em processo de certificação;

. Compromisso do Proprietário fazer a limpeza e/ou seleção de varas de acordo com a recomendação técnica do Projeto Melhor Eucalipto.

 

Para mais informações os interessados podem contactar:

Associação de Produtores Florestais de Mortágua ou ricardo.rolo@celpa.pt

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt