Município distribuiu Cabaz de Natal solidário por 79 famílias carenciadas

Data: 2018-12-20
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

 

Cumprindo uma tradição que tem já mais de duas décadas, o Município de Mortágua procedeu durante esta semana à distribuição de um Cabaz solidário por famílias carenciadas do concelho. Ao todo foram contempladas 79 famílias, cujo número resultou do levantamento efetuado pelos Serviços Sociais do Município e teve em consideração as condições socioeconómicas dos agregados. 

Cada Cabaz integrou produtos alimentares essenciais, além dos produtos tradicionais desta quadra natalícia, desde logo o bacalhau e o Bolo-Rei. Uma empresa do concelho quis também associar-se a este gesto, com a oferta de chocolates que integraram o Cabaz, sendo de louvar este exemplo de responsabilidade social.

Esta é uma iniciativa simbólica do Município que se insere no espírito solidário da quadra e que visa proporcionar uma melhor Consoada, levar um pouco mais de bem-estar material e alegria a quem mais precisa, e uma mensagem de fraternidade e de esperança.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que o combate à pobreza e exclusão social constitui uma obrigação moral, uma responsabilidade coletiva, uma causa que deve sensibilizar e mobilizar todos. E lembra que é a própria Constituição da República Portuguesa que proclama que todas as pessoas têm direito a uma vida condigna, em que estejam assegurados os direitos básicos, nomeadamente a saúde, habitação, educação. “O processo de desenvolvimento tem de assegurar a coesão social, apoiando os setores da população mais necessitados ou vulneráveis, e essa é uma matriz de que o Município de Mortágua se pode orgulhar, porque coloca sempre as pessoas no centro das suas preocupações e das suas políticas”.

Deve-se dizer que algumas destas famílias já são acompanhadas e apoiadas pelo Município, nomeadamente através do Centro de Recursos que disponibiliza gratuitamente bens essenciais (alimentos, roupas, calçado, entre outros). Por outro lado, através do trabalho desenvolvido no âmbito da Rede Social, que integra o Município, as IPSS´s e outras entidades locais e regionais, tem sido possível resolver ou pelo menos mitigar as situações que são identificadas, promovendo uma intervenção integrada que conduza a uma real melhoria das condições de vida e das expetativas das pessoas.

 

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt