Festa de Natal da Escola Básica juntou Alunos, Educadoras e Professores no mesmo palco

Data: 2018-12-18
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

A festa de Natal realizou-se no passado dia 14, no Pavilhão Gimnodesportivo do 1º Ciclo, e teve como principais animadores as crianças de 5 anos do Pré-Escolar e os alunos do 4º ano do 1º Ciclo, com o apoio das Educadoras, Professores Titulares e Professores das AEC`s.

A assistir estiveram as crianças dos restantes anos e os Pais dos finalistas. Este ano o convite foi dirigido aos dois progenitores dos alunos finalistas (e não a um), tendo sido construído um acesso a um varandim, com vista privilegiada para o palco. A intervenção permitiu aumentar a capacidade de lotação do espaço relativamente à presença dos Pais e assim dar resposta positiva a uma pretensão da grande maioria dos mesmos.

Quanto ao espetáculo, constou da interpretação de temas natalícios, em Português e Inglês, leitura de poemas, representação de quadros cénicos relacionados com a quadra, e momentos de dança. Os Professores e as Educadoras fizeram uma surpresa e também subiram ao palco para interpretar alguns temas.

Quando a figura de fato vermelho e barbas brancas, carregado de um saco às costas, irrompeu no Pavilhão, o ambiente extravasou de frenesim e alegria. E percebe-se porquê, as crianças associam sempre a presença do Pai Natal à distribuição de prendas. O Pai Natal distribuiu acenos e cumprimentos pelas crianças e cada Educadora e Professor de turma foi chamado para receber o respetivo saco de prendas. Lá dentro vinha um livro e um Pai Natal de chocolate para cada criança. As prendas foram abertas já dentro da sala, ao mesmo tempo que foi servido um lanche por todos. A Câmara Municipal fez a oferta do livro, mantendo uma tradição dos últimos anos.

Antes do encerramento da festa, o Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada, fez agradecimentos a todos os que colaboraram na realização da festa, incluindo Professores, Educadoras, Funcionários, Santa Casa da Misericórdia de Mortágua. Dirigiu um agradecimento especial à Câmara Municipal, pelo apoio que deu a este evento em particular (cedência de palco, obras no pavilhão, oferta de livro), bem como pelo apoio que dá ao Agrupamento ao longo do ano.

E formulou votos de um bom Natal para as famílias e que o Pai Natal traga muitas prendas para os mais pequenos.

Como habitualmente, o Presidente da Câmara Municipal associou-se ao evento e saudou a presença de todos e em especial dos Pais. Júlio Norte felicitou as Educadoras e os Professores pelo excelente espetáculo dado a ver, que revela dedicação, empenho, qualidade, mas também, vincou, “o ambiente de amor, carinho e bem-estar em que vivem e são tratadas as crianças” naquele centro escolar. Manifestou a sua satisfação por ver que o esforço feito pelo Município, tendo como finalidade criar melhores condições para os Pais assistirem à festa de Natal, constituiu uma mais-valia e foi reconhecido.  

Aproveitou ainda para informar que os melhoramentos a executar na zona envolvente do Centro Educativo tiveram um atraso, mas em breve irão arrancar, melhorando ainda mais as boas condições já existentes.

Júlio Norte salientou que só através do esforço conjunto, da responsabilidade partilhada, entre Pais, Educadoras, Professores, Funcionários, é possível alcançar a meta do sucesso educativo.

E finalizou formulando votos de um bom Natal e um excelente ano de 2019 para todos. 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt