Mercadinho de Natal trouxe centenas de pessoas à Praça do Município

Data: 2018-12-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Decorreu no passado dia 9 a sexta edição do Mercadinho de Natal, organizado pela Comissão de Finalistas da Escola Secundária e com o apoio do Município de Mortágua. Durante a manhã e tarde centenas de pessoas passaram pela Praça do Município, fosse com o objetivo de adquirir alguns produtos ali expostos ou simplesmente apreciar o ambiente de festa natalício.

Ao longo das bancas dos 31 expositores estava patente uma grande variedade de produtos, desde logo os doces e bolos tradicionais da quadra, como as filhós, os sonhos, o pão-de-ló, bolo de chocolate, além de compotas, mel, amêndoa caramelizada, ou os crepes e wrafles confecionados na hora, entre outros. Para acompanhar com ginjinha em copo de chocolate, licores, chá e café.

Algumas bancas apresentaram artigos decorativos relacionados com a quadra, como coroas, grinaldas, árvores de Natal, presépios, e outros arranjos natalícios. Finalmente, noutras bancas era possível encontrar uma grande variedade de artigos de criação artesanal, desde brinquedos, bijuteria, rendas, bordados. Quem visita o Mercadinho tem a possibilidade de encontrar prendas de Natal diferentes, originais e únicas; peças produzidas artesanalmente, nascidas da arte e criatividade dos seus autores.

António Coelho, natural de Mortágua, é um dos expositores que participa desde a primeira edição. Trabalha a pedra de xisto, colhida na zona de Mortágua. “É preciso escolher bem a pedra, porque alguma lasca-se facilmente, e depois é uma questão de imaginação e gosto pessoal”. Os presépios e os espigueiros em pedra de xisto são uma imagem de marca da sua banca. A sua esposa, Lia Coelho, que o acompanha nestas andanças, faz trabalhos com base na reciclagem de papel. “Usam-se técnicas de colagem, dobragem, ou tipo cestaria, para montar as peças. Faço caixas para jóias, cestinhos, casinhas com mobília, brinquedos, mas vou sempre criando coisas novas”.

O Centro de Atividades da Sobrosa trouxe os trabalhos em bordado, renda e com técnicas do guardanapo aplicadas a diferentes materiais, como vidro, madeira e tecido. Os trabalhos são elaborados pelos utentes que frequentam aquele Centro. ”A maioria são pessoas de mais idade, mas também temos alguns jovens. Enquanto fazemos os trabalhos vamos conversando, bebe-se um chazinho, e ajuda a passar o tempo. É um bom convívio”, referiu Dulce Castanheira, que pertence à Direção do Centro.

A Morcul, Associação Juvenil, marcou presença pela primeira vez no Mercadinho. Na sua banca, além dos crepes e outros bolos, destacava-se a sua mensagem em prol da defesa do Ambiente. “Quisemos sobretudo chamar a atenção para a importância de reduzir o plástico. Estamos a utilizar copos e pratos de cartão reciclados, talheres de madeira, e trouxemos também caixotes para as pessoas separarem os resíduos”, contou Diana Matos.

E justifica: “o plástico afeta vários ecossistemas, desde o solo, os rios, os oceanos, é um material que tem muita resistência e que quando se deteriora dá origem a micro partículas que são mais difíceis de remover. Por isso quisemos sensibilizar as pessoas para a importância da reciclagem e para a utilização de materiais mais amigos do Ambiente”.

O Mercadinho de Natal, mais do que um simples evento dedicado à venda de produtos da quadra, constitui um espaço de convívio e animação familiar, imbuído do espírito natalício. Para tal contribuíram os divertimentos, como insufláveis e uma pista de gelo, esta uma novidade em Mortágua, que fez a delícia dos mais pequenos.

O Mickey e a Minnie passearam pelo Mercadinho e distribuíram acenos e abraços pelas crianças. Os Pais aproveitaram para registar em fotografia esses momentos de ternura. Foram também muitos os que escolheram dar um passeio de charrete com o Pai Natal e os duendes, vivendo também esta experiência única.

Não faltaram ainda os momentos de animação musical, protagonizados pela Classe Infantil do Coral Juvenil Sílvia Marques, que cantaram e encantaram com as suas vozes harmoniosas, a sua disciplina e postura.

Depois foi a vez da atuação da Banda Jarra Vazia, um quarteto jovem de Mortágua formado por Ana Pardal (voz), Pedro Oliveira (guitarra elétrica), Guilherme Mateus (viola baixo) e David Fernandes (bateria) que interpretou temas de música ligeira e rock.

O Mercadinho de Natal é já um evento emblemático na vivência da quadra festiva na comunidade mortaguense, atraindo também muitos visitantes, nomeadamente dos concelhos vizinhos, que aproveitam para comprar alguns produtos e usufruir de todo o programa de animação.

 

Ver reportagem fotográfica na página do facebook do Município de Mortágua.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt