Festas`2018. Mais um grande sucesso!

Data: 2018-08-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

A edição de 2018 da Festa da Juventude/Feira das Associações constituiu um assinalável êxito, tendo-se registado grandes enchentes de público nos cinco dias.

A afluência de público foi enorme, em especial na abertura e nos últimos dois dias. As festas`2018 estão certamente no top das maiores enchentes registadas no histórico das edições.

A abertura oficial das festas esteve a cargo do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, e do Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte. O representante do Governo percorreu a zona das tasquinhas gastronómicas, visitou os espaços Manifest`Art e a Mostra de Artesanato, tendo destacado a dinâmica do concelho.

Este ano, a decoração do espaço das festas, com um ambiente colorido e atrativo, constituiu uma surpresa agradável e mereceu rasgados elogios. Outra novidade foi a atuação de Dj´s locais após os concertos, colmatando uma lacuna há muito apontada, e que conseguiu cativar diferentes idades a um pé de dança. Mais do que novidades, foram duas apostas ganhas, que tiveram o agrado do público em geral.

Além da gastronomia e dos concertos, as festas integraram a terceira edição do Manifest`Art e a 5ª Mostra de Artesanato. O desporto fez-se representar com o Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua, organizado pelo Velo Clube do Centro. A prova, pontuável para a Taça de Portugal de Elites e Sub-23, contou com a presença do pelotão da Volta a Portugal. Outro evento desportivo integrado no programa foi o Torneio de Tiro aos Pratos, organizado pela Associação de Caça e Pesca de Mortágua. O evento contou com a presença de mais de duas dezenas de atiradores, a grande maioria oriundos de vários pontos do país.

A Gala Internacional de Folclore, organizada pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores, constituiu, como habitualmente, um espetáculo de elevado nível.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, vinca que as festas são um momento importante para a comunidade mortaguense e têm um significado especial para os emigrantes, ao promover o convívio, o encontro e a confraternização das pessoas. “As festas permitem rever amigos, juntar familiares, partilhar emoções, têm esta dimensão humana e social”. Além disso, há toda a animação económica que é gerada pelas festas: “Será seguramente superior a meio milhão de euros”.

Mas também não podemos esquecer a solidariedade, traduzida no gesto da UDP de Wormeldange, que fez a entrega de donativos a duas Associações Locais (Bombeiros e Estrelas da Serra).

Uma vez mais, as festas demonstraram a vitalidade e dinâmica da comunidade mortaguense, do nosso associativismo, das nossas gentes, da nossa juventude, que são um fator de incentivo, empenho e confiança no futuro.

Na noite de encerramento das festas, o Presidente da Câmara subiu ao palco, para em nome do Município e perante a multidão que enchia a Praça do Município, prestar público reconhecimento a todos os que ajudaram a enfrentar a tragédia de outubro do ano passado, envolvendo nessa homenagem a população, Associações, Instituições, Agrupamento de Escolas, GNR, e em particular os Bombeiros Voluntários de Mortágua, tendo o público sublinhado essas palavras com grande salva de palmas. Salientou também o papel desempenhado pelo Gabinete de Crise do Município e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) no apoio às pessoas e no processo de recuperação de casas e outros bens.

Terminada a edição de 2018, o Município de Mortágua aproveita para prestar público agradecimento às 35 associações do concelho que dinamizaram a vertente gastronómica, cultural e desportiva, às Bandas Locais, aos Artistas e Artesãos, que no seu conjunto, contribuíram para o grande sucesso das festas 2018 e para a promoção da boa imagem do concelho.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt