Exposição fotográfica homenageia “Mulher de Mortágua”

Data: 2018-05-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


O programa do Dia do Município ficou também marcado pela abertura da exposição fotográfica “Mulher de Mortágua”, que está patente na sala de exposições do Centro de Animação Cultural. A exposição abriu portas simbolicamente neste mês de Maio, que é o mês de Maria, o mês das Mães, o mês da Mulher.

À entrada para a sala de exposição, os visitantes foram brindados com a atuação da Classe Infantil do Coral Juvenil Sílvia Marques, dirigidos pelo Maestro Ricardo Vicente, que interpretou quatro temas originais, dois dos quais alusivos à Floresta, associando-se assim à homenagem aos nossos Bombeiros.

Promovida pelo Município, a Exposição pretende homenagear as mulheres em geral e as mulheres mortaguenses em particular, sendo constituída por 55 rostos que representam vários grupos etários e profissões distintas, desde doméstica, vendedora, costureira, operária fabril, até médica, professora, juíza, entre tantas outras. E ligadas a várias áreas da sociedade, como desporto, ciência, artes, cultura, ensino, agricultura, comércio, indústria.

Alguns rostos retratam mulheres que ocupam profissões que no passado eram praticamente reservadas aos homens, como motoristas, mecânicas de aviação, militares, silvicultoras, sendo uma forma de mostrar que a mulher desempenha hoje funções transversais a toda a sociedade, e que com o seu trabalho, competência e mérito próprio vencem os maiores desafios e se afirmam como iguais.

O Presidente da Câmara refere que as mulheres mortaguenses tiveram e têm um papel muito ativo e preponderante na construção do concelho, no seu processo de desenvolvimento, na vida politica, cultural, associativa, económica, e que deve ser enaltecido e valorizado esse papel. “O futuro de Mortágua constrói-se com todos, homens e mulheres, jovens e menos jovens, é uma realização coletiva”, afirma.

A Exposição pode ser visitada até 30 de junho, no seguinte horário: seg. a sexta das 9h00-12h30 e 14h00-17h30; sábados e domingos, durante o horário de cinema.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt