Câmara Municipal aprova Contas de 2017 com um saldo de gerência superior a 3 milhões de euros

Data: 2018-04-27
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

 

O Executivo Municipal aprovou, por maioria de votos, o Relatório de Atividades e as Contas de 2017.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, o documento reflete o rigor na gestão que, sem esquecer as pessoas e o desenvolvimento económico do concelho, conseguiu um resultado líquido do exercício de cerca de 164 mil euros e um saldo de gerência de cerca de 3,15 milhões de euros. Estes valores permitirão alavancar o plano de atividades e GOP para 2018, fruto da poupança de cerca de 1,8 milhões de euros em despesas correntes.

Também fruto do rigor nas contas, foi reduzida a dívida à banca em cerca de 19%, o que permite, caso o Município assim o entenda, pagar a dívida com o saldo do exercício. De acordo com os resultados, o Município demonstra um elevado grau de autonomia financeira (76,19%) e de solvabilidade (358,58%) e honra os seus compromissos perante os fornecedores num prazo médio de 12 dias, tendo reduzido esse prazo face ao ano transato.

Júlio Norte refere que “tudo isto foi possível com um final de ano dramático, em que tivemos de esquecer as obras e dedicarmo-nos de alma e coração à resolução dos problemas provocados pelos incêndios que afetaram diretamente pessoas, bens e empresas, com danos irreparáveis no ambiente”.

Com estes resultados e com a introdução do saldo, o Orçamento para este ano atingirá um valor na ordem dos 16 milhões de euros, um dos maiores de sempre.

A análise a estes resultados, refere, denota uma gestão rigorosa, responsável, que privilegiou as pessoas, mas também alavancou as obras da ampliação do Parque Industrial, onde estão a ser investidos cerca de 100 milhões de euros, potenciando a criação de cerca de 500 postos de trabalho.

E conclui: “Poderei dizer aos Mortaguenses que a confiança que depositaram em nós está refletida nestes números e é com base nisto, que todos juntos, vamos dar uma nova vida a Mortágua e renascer da cinzas”.

As Contas e respetiva aplicação do Resultado Líquido do Exercício, foram aprovados, na Câmara e na Assembleia Municipal, por maioria, com os votos favoráveis do PSD e a abstenção do PS.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt