Balanço positivo. Cerca de 30% dos visitantes da 2ª Mostra Gastronómica de Borrego foram oriundos de fora do concelho.

Data: 2018-04-06
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

 

Em sessão realizada no passado dia 6, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foram entregues os diplomas de participação aos restaurantes que aderiram à 2ª Mostra Gastronómica de Borrego, que decorreu nos dias 24 e 25 de março.

O evento, promovido pelo Município, contou com 12 restaurantes aderentes (menos um do que na edição transata) que deram a saborear vários pratos confecionados à base de borrego.

Em nome do Município, o Vice-Presidente da Câmara, Paulo Oliveira, agradeceu a participação de cada um dos restaurantes, e destacou a apreciação ao prato e serviço feita pelos clientes, através do preenchimento de cupões, que foi maioritariamente Excelente e Boa.

Nos dois dias foram servidas cerca de 800 refeições de borrego, um número muito semelhante ao do ano anterior, sendo que seis restaurantes aumentaram e dois deles tiveram mesmo aumentos de 63% e 130%, respetivamente.

Paulo Oliveira salientou que o número real de refeições foi superior aquelas 800 refeições, porquanto houve clientes que não preencheram os cupões, os quais servem de base para contabilizar o número total de refeições.

O evento atraiu um maior número de clientes aos restaurantes e contribuiu para melhorar o negócio, e esse acréscimo resultou das pessoas que vieram com o propósito específico de participar na mostra gastronómica. Cerca de 30% dos clientes foram oriundos de outros concelhos, o que evidencia a atratividade destes eventos gastronómicos (incluindo o Fim de Semana da Lampantana) e o seu impacto positivo no setor da Restauração e Hotelaria e na economia local.

“Aos poucos e poucos estamos a capitalizar o património gastronómico do nosso concelho. É importante transmitir para fora esse património através destes eventos específicos, por forma a atrair mais visitantes ao concelho”, afirmou Paulo Oliveira, que enalteceu ainda a dedicação e o empenho dos restaurantes na valorização da gastronomia local.

“Vamos só na segunda edição da Mostra de Borrego e temos já aqui uma percentagem de 30% de pessoas que vieram doutros concelhos para participar propositadamente na mostra gastronómica, o que é um valor significativo. Numa situação normal, esses 30% não viriam neste fim-de-semana a Mortágua se não fosse a mostra gastronómica”, enfatizou.

A sessão serviu também para fazer o sorteio dos três prémios entre os cupões que foram distribuídos aos clientes.

O 1º prémio, um voucher de um fim-de-semana no Montebelo Aguieira, para duas pessoas (inclui jantar e dormida), saiu no Restaurante "A Lanchonete"; o 2º prémio, um voucher de 100 euros, saiu no "Restaurante Floresta", e o 3º prémio, um voucher de 50 euros, saiu também no "Restaurante Floresta". Estes dois últimos vouchers poderão ser utilizados em refeições num dos restaurantes aderentes.

 

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt