Aprovada proposta de alteração ao Plano de Pormenor do Crafuncho

Data: 2018-04-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Em reunião extraordinária realizada no passado dia 28 de março e sob proposta da Câmara Municipal, a Assembleia Municipal aprovou a suspensão parcial do Plano de Pormenor do Crafuncho, tendo em vista a alteração da tipologia de uso de uma das parcelas que integram o loteamento turístico ali implantado.

A proposta de alteração ao Plano teve o parecer favorável da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, do Turismo de Portugal e Agência Portuguesa do Ambiente/ Administração da Região Hidrográfica do Centro.

Em concreto, a proposta consiste na alteração da tipologia de construção prevista originariamente para a parcela C do loteamento, passando de Aparthotel para Aldeamento Turístico. Esta alteração pretende dar resposta à estratégia de crescimento do Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, e à evolução do mercado, que levam a reforçar a aposta na tipologia aldeamento turístico. Desta forma, abre-se a possibilidade de ampliação do atual aldeamento turístico, que passará a ocupar as parcelas B, C e D do Plano de Pormenor.

Em simultâneo com a suspensão parcial do Plano de Pormenor, foi aprovado o estabelecimento de medidas preventivas para a área da parcela C, que visam salvaguardar a adequada execução do projeto. As medidas preventivas têm um prazo de duração de dois anos, prorrogável por mais um ano, caducando com a entrada em vigor da alteração ao Plano de Pormenor para a referida área.

O Plano de Pormenor do Crafuncho foi publicado em 1998, tendo sido o primeiro (e único até à data) aprovado para a zona da albufeira da Aguieira. Em 2009 abriu ao público o Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, uma unidade turística de 5 estrelas e de referência no panorama turístico da região centro do país.

Além das condições de excelência do resort, com vista panorâmica para a albufeira da Aguieira, há a destacar o seu centro de alto rendimento de canoagem, considerado um dos melhores a nível internacional, recebendo anualmente atletas provenientes de cerca de duas dezenas de países.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt