Servidas cerca de 800 refeições na II Mostra Gastronómica de Borrego

Data: 2018-03-27
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

O Município de Mortágua, em parceria com o setor da Restauração e Hotelaria do concelho, promoveu a 2ª Mostra Gastronómica de Borrego, que decorreu nos dias 24 e 25 de março. Esta segunda edição contou com a participação de 12 restaurantes que deram a saborear aos visitantes uma variedade de pratos confecionados à base do borrego. Entre as sugestões estavam pratos tradicionais como borrego no forno, caldeirada de borrego, borrego grelhado, ensopado de borrego, além de outras mais modernas e inovadoras, como wrap, hambúrguer e francesinha de borrego.

No total foram servidas cerca de 800 refeições de borrego, sendo que metade dos restaurantes tiveram aumentos de procura em relação ao ano passado

Esta é mais uma aposta conjunta do Município e setor da Restauração e Hotelaria, em torno de um objetivo comum, que é promover a gastronomia local e ao mesmo tempo dinamizar a atividade do setor e a economia do concelho.

“Para nós correu bem, até melhor do que o ano passado”, referiu o responsável de um dos restaurantes aderentes, acrescentando, “80 a 90% dos clientes vieram já com essa intenção de provar o borrego. Quando eram grupos maiores até pediam os vários pratos de borrego que estavam disponíveis na ementa, e assim acabavam por provar de tudo”.

O balanço final foi claramente positivo: “Estes eventos trazem sempre mais clientes, incentivam mais a sair de casa”, diz.

Outro restaurante aderente considerou que este ano o evento foi influenciado pelo estado do tempo “pouco agradável”, sobretudo no dia 24, mas no geral correu de forma positiva. “No domingo já foi bom, tivemos inclusive alguns grupos de fora, de Matosinhos, Marinha Grande, Lisboa, Santarém, penso que estariam a passar férias aqui na nossa zona e como souberam do evento decidiram vir experimentar”. Sobre o evento, é perentório: “Eu acho que vale sempre a pena, é sempre uma mais-valia para os restaurantes”.

“Acho que estão todos de parabéns. Há aqui uma parceria, a Câmara Municipal na divulgação e promoção do evento, os restaurantes no serviço, na qualidade do prato, no bem receber quem nos visita. Sendo que o objetivo é promover a gastronomia local e dinamizar a economia do concelho, proporcionando também aos visitantes um momento agradável de degustação e convívio”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte.

Para além do convite para degustar as iguarias à base do borrego, os visitantes receberam cupões que habilitaram ao sorteio de três prémios, a saber: um voucher de um fim-de-semana no Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa; um voucher de 100 euros e outro de 50 euros que serão depois utilizados em refeições num dos restaurantes aderentes.

No dia 5 de Abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal, realizar-se-á a sessão de entrega dos diplomas de participação aos restaurantes aderentes. Na mesma ocasião serão conhecidos os vencedores dos três prémios sorteados entre os cupões distribuídos aos clientes.

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt