Semana das Profissões. Projeto “Inspiring Future” dinamizou dois workshops para alunos do 12º ano sobre procura ativa de emprego

Data: 2018-03-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


No âmbito da “Semana das Profissões”, promovida pelo Projeto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”, realizaram-se dois Workshops para o desenvolvimento de competências na procura ativa de emprego, tendo como destinatários os alunos do 12º ano. Os dois workshops foram dinamizados pelo Projeto “Inspiring Future”.

A Associação “Inspirar o Futuro” é uma associação juvenil sem fins lucrativos com o objetivo de desenvolver iniciativas na área da educação, trabalhando primordialmente com escolas secundárias e ensino superior, tendo projetos específicos para cada um destes públicos-alvo. Esta associação pretende proporcionar suporte ao sistema educativo nacional através de projetos inovadores que chegam diretamente aos alunos, falando a sua linguagem e ajudando-os na construção do seu projeto de vida e de carreira com consciência das suas capacidades e da realidade à sua volta.

Um dos workshops, intitulado “Como sobreviver de salto alto e gravata?”, incidiu sobre a tomada de decisão e mercado de trabalho. Nesta sessão foram transmitidas aos alunos algumas regras sobre como se devem preparar para uma entrevista de emprego e a importância de se construir um perfil que responda às necessidades de recursos humanos que as empresas procuram.

O segundo workshop, denominado “Sai da bolha ou a vida faz-te a folha”, debruçou-se sobre a proatividade, ou seja, a aquisição de competências para conseguir mais facilmente a inserção no mercado de trabalho.

Aos alunos foi dito que é fundamental aprender que as coisas não nos caem do céu, que o esforço, o foco, a consciência nas minhas capacidades, o pensamento "fora da caixa" e fazer o melhor possível com a minha realidade, são as alavancas para o sucesso. E que planear o sucesso torna tudo mais fácil, porque estarão melhor preparados para aproveitar e agarrar as oportunidades.

Os alunos mostraram-se muito atentos e interessados durante as sessões, sendo de destacar a empatia, comunicabilidade e interação das dinamizadoras dos workshops, Juliana Viegas e Rita Gonçalves, que conseguiram motivar os alunos com as suas apresentações e exemplos práticos.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt