Fim de Semana da Lampantana atraiu milhares de visitantes, da região e doutros pontos mais distantes do país.

Data: 2017-10-31
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


 

Decorreu nos passados dias 27, 28 e 29 mais um Fim de Semana da Lampantana. Na sua oitava edição, o evento gastronómico, promovido pelo Município, em parceria com o setor da Restauração e Hotelaria do concelho, deu a provar esta iguaria do concelho rica de história e tradição, sabores e saberes, passados de geração em geração.

É preciso dizer, antes de mais, que este ano o evento decorreu num contexto particularmente difícil, estando ainda bem presente na memória a tragédia dos dias 15 e 16 de outubro, que afetou parte significativa da população. Havia naturalmente algum receio quanto à adesão de clientes, nomeadamente de residentes do concelho. No entanto os números (ainda provisórios) apontam para um total de doses vendidas muito semelhante à edição transata, o que traduz um excelente resultado.

Vários restaurantes confidenciaram que tiveram as suas salas repletas de clientes nos três dias, não sentindo qualquer diferença em relação à edição transata.

Ao todo foram 14 os restaurantes do concelho que associaram-se à organização do evento, alguns dos quais participaram pela primeira vez. O Município de Mortágua, além da promoção do evento, ofereceu o vinho que acompanhou as refeições, Vinho do Dão com a chancela e qualidade da Sociedade Agrícola Boas Quintas, de Mortágua.

O festival gastronómico voltou a atrair muitos visitantes de vários pontos da região e do país, desde aqueles clientes que já são presença habitual no evento ano após ano, até àqueles que vêm experimentar pela primeira vez, movidos pela curiosidade.

Gerações mais novas já se renderam a este prato tradicional

Quem visita os restaurantes nestes dias do evento gastronómico, encontra casais, mas sobretudo famílias inteiras e até várias famílias à mesma mesa, reunidas pela amizade e também por culpa desta iguaria.

Pedro Oliveira e a sua esposa, residentes na Figueira da Foz, participaram pela primeira vez no evento. “Vimos no jornal e ficámos curiosos em saber como é que era, nem sequer conhecíamos o nome de Lampantana”.

António Costa, de Tondela, juntou a família e veio até Mortágua para saborear a Lampantana, pelo segundo ano consecutivo. “A Lampantana não se come em lado nenhum a não ser aqui em Mortágua. O paladar é muito bom, é diferente do que se come noutros locais, para melhor”.

José Seixas e a esposa vieram do Porto, com o fito específico de saborear a Lampantana. “Todos os anos venho almoçar a Lampantana a Mortágua. Mas ao festival em si é a primeira vez. É um prato que adoramos, até já fazemos em casa“.

Pedro Gil e a restante família vieram do concelho vizinho de Anadia. “Na nossa zona também temos os Negalhos, mas a Lampantana é diferente em termos de textura e sabor da carne”. As novas gerações também já se renderam ao prato: “Os nossos filhos também apreciam, têm outros pratos no menu mas preferem a Lampantana”.

À mesa encontrámos alguns grupos de ingleses que vivem em Mortágua e que quiseram experimentar este prato. “Maravilhoso, é um prato muito agradável. O vinho também é de excelente qualidade”, disse-nos Karen Maybin.

No final do repasto os clientes foram convidados a preencher um cupão, que permite avaliar a proveniência e o grau de satisfação dos clientes relativamente à confeção, qualidade, serviço. Além disso, habilita a um sorteio, sendo o prémio uma caixa de Vinho do Dão da série especial “Lampantana”. O premiado será divulgado nos próximos dias, em simultâneo com a entrega dos diplomas aos restaurantes participantes.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, destaca a união de vontades e esforços, de Município e restaurantes, em torno de um objetivo comum, que é promover o concelho nas suas vertentes de gastronomia, património e cultura, ao mesmo tempo contribuindo para dinamizar vários sectores da economia local que beneficiam da realização do evento, desde restaurantes, talhos, padarias, supermercados, produtores agrícolas.









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt