Passeio Encenado “As Vésperas da Batalha”

Data: 2017-09-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


O Passeio realizou-se na noite de 23 para 24 e juntou mais de uma centena de participantes dos concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova. Desde o ano passado que os três Municípios desenvolvem um programa conjunto de comemorações da Batalha do Bussaco, no âmbito de um projeto denominado “Caminhos da Batalha do Bussaco”. Divulgar os trilhos, campos de combate e monumentos relacionados com as Invasões, através de passeios encenados, é uma das atividades que materializam esse projeto.

Com 7 km de extensão, o Passeio interligou vários locais emblemáticos da Batalha do Bussaco e associou fins lúdicos e pedagógicos.

À frente dos participantes seguiam os soldados e demais figurantes do Grupo de Recriação Histórica do Município de Almeida e Grupo de Recriação Histórica do Vimeiro, comandados pelo Dr. Pedro Casimiro, um grande entusiasta e conhecedor desta temática. Ao som do tambor, iam entoando cânticos militares e animando a marcha.

Ao longo do percurso sucederam-se breves quadros cénicos, com efeitos de luz e som, acompanhados da leitura de textos alusivos às Invasões Napoleónicas, aos protagonistas, às movimentações no terreno, às posições de combate.

Um dos locais visitados foi o posto de comando do General Arthur Wellesley (Duque de Wellington). Este local, além de elevado e estratégico, oferece uma vista deslumbrante para a cidade de Coimbra, sobretudo à noite. A nossa imaginação retrospetiva leva-nos a descortinar Wellington ali sentado, a estudar mapas e a desenhar estratégias com aquele horizonte à sua volta!

Nas Portas de Sula, próximo ao Obelisco, estava montado um acampamento. Neste local houve lugar a uma breve descrição do uniforme e função de cada soldado, distinguindo-se entre Artilharia e Infantaria. Foram ainda simuladas várias escaramuças entre as forças beligerantes, com as tropas anglo-lusas a saírem vitoriosas e a ouvirem-se “vivas” a Portugal, sob os aplausos dos presentes.

O percurso não podia deixar de incluir a passagem pelo posto de comando de Crawford (General inglês), em Sula, e pelo posto de comando do General Massena, na Moura. Aqui teve lugar uma apetecida ceia e o final desta viagem pela História. Um percurso que reuniu memórias, conhecimento, convívio e lazer, proporcionando uma experiência enriquecedora do ponto de vista cultural e social.

Os Municípios de Mortágua, Mealhada e Penacova, estão envolvidos num projeto que pretende dinamizar os caminhos da Batalha do Bussaco, procedendo à sua identificação, à colocação de sinalética adequada e georreferenciação com GPS, criando um circuito turístico que faça a interligação dos principais locais associados à Batalha do Bussaco.

 

 

 









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt